Lula se prepara para visita estratégica à Colômbia antes da Cúpula da Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se preparando para uma visita à cidade de Letícia, na Colômbia, neste sábado (8/7). A viagem, um convite do presidente colombiano Gustavo Petro, é parte dos preparativos para a Cúpula da Amazônia, um evento que reunirá líderes dos oito países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

A visita de Lula ocorrerá no encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, um evento que reúne especialistas, pesquisadores e representantes dos povos indígenas da região amazônica, além de entidades de cooperação internacional. Durante três dias, os participantes discutirão questões relacionadas à preservação da floresta amazônica.

O encontro será em Letícia, uma cidade colombiana na fronteira com a cidade brasileira de Tabatinga, a mais de mil quilômetros de Manaus. O evento também servirá como uma oportunidade para discutir os preparativos para a próxima Cúpula da Amazônia, que será realizada em Belém do Pará, entre os dias 8 e 9 de agosto. Lula deve reencontrar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, durante o evento.

Os oito países da OTCA (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) estão trabalhando em uma declaração conjunta que deve ser finalizada na cúpula de agosto. O documento deve estabelecer uma agenda regional comum para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a proteção do bioma amazônico, a inclusão social, o fomento à ciência, tecnologia e inovação, além do estímulo à bioeconomia e a valorização dos povos indígenas e seus conhecimentos tradicionais, de acordo com o Itamaraty.

Lula partirá de Brasília na manhã de sábado e retornará à capital no final do dia.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »