COP30: Avaliando o progresso das metas do Acordo de Paris

A Conferência das Partes (COP30), que ocorrerá em 2025, terá uma grande responsabilidade, analisar se as metas assumidas no Acordo de Paris de 2015 foram de fato alcançadas. Este acordo, um tratado internacional assinado durante a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 21), foi um marco na luta global contra as mudanças climáticas.

O Acordo de Paris estabeleceu metas e diretrizes ambiciosas para combater as mudanças climáticas e lidar com seus impactos. O objetivo principal é limitar o aumento da temperatura média global a menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais, com esforços para restringir esse aumento a 1,5°C. Para isso, os países signatários se comprometeram a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a aumentar os esforços para se adaptarem aos impactos das mudanças climáticas.

Desde que entrou em vigor em 4 de novembro de 2016, o Acordo de Paris tem sido amplamente reconhecido como um marco importante no combate às mudanças climáticas. No entanto, apesar dos esforços até agora, a comunidade internacional ainda enfrenta desafios significativos na implementação e no cumprimento das metas estabelecidas no acordo.

O Brasil, como signatário do Acordo de Paris, comprometeu-se a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em até 37% até 2025 (em comparação com os níveis de 2005), estendendo essa meta para 43% até 2030. As principais metas do governo brasileiro incluem aumentar o uso de fontes alternativas de energia, aumentar a participação de bioenergias sustentáveis na matriz energética brasileira para 18% até 2030, utilizar tecnologias limpas nas indústrias, melhorar a infraestrutura dos transportes, diminuir o desmatamento e restaurar e reflorestar até 12 milhões de hectares.

A COP30 será um momento crucial para avaliar o progresso feito em relação a essas metas. Será uma oportunidade para a comunidade internacional avaliar se as ações tomadas até agora foram suficientes e quais ajustes podem ser necessários para garantir que continuemos no caminho certo para combater as mudanças climáticas.

O Acordo de Paris representa um esforço global para enfrentar um desafio global. A COP30 será um momento de reflexão e avaliação, onde os países terão a oportunidade de mostrar que estão cumprindo seus compromissos e trabalhando juntos para um futuro mais sustentável.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »