Azerbaijão eleito sede da COP29

Após consenso na COP28 e retirada da candidatura da Armênia, Azerbaijão se prepara para hospedar a conferência climática da ONU em 2024.

O Azerbaijão foi escolhido para ser o país anfitrião da 29ª Conferência das Partes (COP29) das Nações Unidas sobre a mudança climática. O anúncio foi feito durante a COP28 em Dubai, marcando um momento significativo nas negociações internacionais sobre o clima.

Mukhtar Babayev, ministro da Ecologia do Azerbaijão, expressou sua satisfação com a decisão, destacando o consenso geral em torno da candidatura de seu país. “Estamos muito gratos pelo apoio de todos os países, especialmente os do Grupo da Europa do Leste e do anfitrião, os Emirados Árabes Unidos”, disse Babayev. O ministro enfatizou a importância de uma abordagem inclusiva e colaborativa para o sucesso da COP29.

A decisão de escolher o Azerbaijão como sede veio após meses de impasse, causado principalmente pelas objeções da Rússia à candidatura da Bulgária e a rivalidade entre Azerbaijão e Armênia. Em um gesto de diplomacia, a Armênia retirou sua candidatura e declarou apoio ao Azerbaijão, facilitando o consenso.

Esta escolha é particularmente notável devido às tensões históricas entre Azerbaijão e Armênia, que ainda hoje registram incidentes na fronteira. A declaração conjunta de apoio reflete um avanço significativo na diplomacia regional e na colaboração em questões globais como a mudança climática.

A COP é um evento anual que ocorre em diferentes blocos de países. Este ano, a Ásia escolheu os Emirados Árabes Unidos para a COP28. Com a designação do Azerbaijão para 2024, a Europa do Leste, incluindo a região do Cáucaso, estará representada. Além disso, já está marcada a realização da COP30 no Brasil, entre 10 e 21 de novembro de 2025.

Com informações do GLOBO.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »