Aliança Solar Internacional discute futuro movido a energia solar antes da COP28

São necessários US$150 trilhões de investimentos em soluções de energia renovável para manter o aquecimento global abaixo de 1,5 °C até 2050.

A 5ª Reunião da Região Ásia-Pacífico da Aliança Solar Internacional (ASI) ocorreu nesta terça-feira (25/07), em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. O encontro reuniu líderes globais de energia para discutir a promoção da energia solar, alinhada à visão da Presidência da COP28. Durante a reunião, foi enfatizada a urgência de desenvolver e implementar soluções de energia solar de ponta em escala, atualizar a infraestrutura e as redes e triplicar a capacidade de energia renovável até 2030.

Os diálogos foram centrados na mobilização de apoio ao compromisso da presidência dos Emirados Árabes Unidos na COP28 de acelerar uma transição energética justa. As principais áreas de foco incluíram a promoção de tecnologias de mitigação climática, o aumento das oportunidades socioeconômicas e a garantia de que ninguém seja deixado para trás na jornada rumo a um futuro sustentável.

Suhail bin Mohammed Al Mazrouei, ministro de Energia e Infraestrutura, destacou o papel fundamental da energia solar na formação do futuro cenário energético, impulsionando o desenvolvimento sustentável e combatendo as mudanças climáticas. Ele reforçou que a energia solar é a chave para desbloquear um futuro de baixo carbono e que, ao aproveitar o potencial das tecnologias solares, podemos dar passos significativos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o aquecimento global a 1,5°C.

A questão do financiamento climático também foi abordada na reunião. Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável, são necessários US$150 trilhões de investimentos em soluções de energia renovável para manter o aquecimento global abaixo de 1,5 °C até 2050. Atualmente, os investimentos estão desproporcionalmente concentrados em alguns países, com os países menos desenvolvidos recebendo menos de 1% do total.

A ASI enfatizou o potencial do aumento da implantação de energia solar para promover mais reduções de custos. No entanto, é necessário que mais países aumentem sua produção para promover a resiliência e a sustentabilidade globais nas cadeias de suprimento de energia solar.

A reunião também abordou o apoio programático da ASI aos países membros por meio de seus nove programas para ampliar a implantação da energia solar e melhorar o acesso à energia. A 5ª Reunião da Região Ásia-Pacífico da Aliança Solar Internacional em Abu Dhabi representa um passo crucial em direção a um futuro sustentável alimentado por energia solar.

Com informações da Agência de Notícias dos Emirados Árabes Unidos.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »