Ministro Flávio Dino convida militar Venezuelano sancionado pelos EUA para reunião

Remigio Ceballos, comandante do Ministério do Interior da Venezuela e sob sanções dos EUA, foi convidado para uma reunião preparatória para a Cúpula da Amazônia no Brasil, apesar das controvérsias.

O almirante Remigio Ceballos, comandante do Ministério do Interior da Venezuela, estará no Brasil em agosto para uma reunião de alto nível. Ceballos, que tem estado sob sanções dos Estados Unidos desde 2019, foi convidado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Flávio Dino. A reunião é um evento preparatório para a Cúpula da Amazônia, um encontro de líderes dos países da região amazônica, que acontecerá em Belém no dia 7 de agosto.

De acordo com o convite enviado por Dino, o objetivo da reunião é “aprofundar o diálogo entre as altas autoridades da área de segurança pública dos países amazônicos membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)”. A Cúpula da Amazônia, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto, reunirá os presidentes dos oito países da região. O objetivo é construir uma posição conjunta a ser apresentada na Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP28, que será realizada nos Emirados Árabes entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

Ceballos, como comandante do Ministério do Interior da Venezuela, teve seus bens bloqueados pelos Estados Unidos desde 2019. Segundo o Departamento do Tesouro dos EUA, Ceballos “age” em nome do regime opressivo de Nicolás Maduro, “que continua a promover níveis flagrantes de corrupção e abusos de direitos humanos”. Além disso, a União Europeia e o Reino Unido também impuseram sanções ao ministro do Interior em fevereiro de 2021 e dezembro de 2020, respectivamente, após alegações de fraude nas últimas eleições venezuelanas.

Com informações da Revista Oeste.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »