O papel da literatura infantil no combate ao bullying e na promoção da empatia

O bullying é um assunto que vem ganhando cada vez mais relevância nas escolas e no dia a dia de crianças e adolescentes. A violência praticada por jovens em escolas, muitas vezes, tem relação direta com o sofrimento causado pelo bullying. Por isso, é importante tratar o tema de forma séria e efetiva.

Para ajudar na reflexão e na compreensão do bullying, a literatura infantil tem se mostrado uma ferramenta valiosa. Um bom livro pode levar a criança a desenvolver emoções, sentimentos e a entender as causas e consequências do bullying.

Com o objetivo de despertar a importância deste tema, o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, celebrado em 7 de abril, é uma ótima oportunidade para abordar o papel da literatura neste assunto.

Um livro que vem se destacando por abordar o tema de forma sensível e didática é “E se fosse você”, da autora Anete Lacerda, da editora Colli Books. O livro paradidático conta a história de Lili, uma menina feliz que adorava brincar com seus irmãos no belo quintal de casa. Mas quando precisou frequentar a escola, algo muito ruim começou a acontecer: o terrível bullying praticado por alguns colegas. A tristeza tomou conta da menina, até que algumas atitudes foram adotadas.

Com ilustrações de Fernando Hugo Fernandes, o livro é indicado para qualquer pessoa que se preocupe com o outro e queira um mundo melhor para todos. A personagem Lili pretende, com sua história, ensinar as pessoas a terem mais empatia, além de ser uma ótima opção de leitura na escola e na família.

“Se quisermos mudar o mundo, precisamos trabalhar com as crianças. O ambiente escolar, por si só, é local de grande aprendizagem. Mas também onde essas práticas acontecem com muita frequência. Espero que os professores tenham um material que lhes permita conversar francamente com os alunos. Que eles entendam que a diversidade tem que ser respeitada”, afirma Anete Lacerda.

Além de “E se fosse você”, a editora Colli Books possui outros títulos que abordam temas importantes como o bullying e a violência na escola. Todos os livros da editora podem ser encontrados facilmente no Brasil, na Europa, e no mundo todo nos principais sites de e-commerce no formato impresso e e-book.

É importante que escolas, educadores e famílias estejam atentos ao tema do bullying e busquem ferramentas para ajudar na reflexão e no combate a essa prática tão nociva. A literatura infantil é uma das formas mais eficazes de ensinar valores como a empatia, o respeito e a diversidade, ajudando a construir um mundo melhor para todos.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »