Marituba celebra implementação de serviços e melhorias na qualidade do atendimento

Visando levar saúde, bem-estar a todos e melhoria na qualidade do atendimento, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou ao longo destes dois anos de gestão várias melhorias na área da saúde.

Marituba recebeu a  revitalização das unidades de saúde São João, Uriboca e Nova Marituba e ainda nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) II e AD proporcionando conforto e maior comodidade aos pacientes atendidos nestes locais.  

A população que reside nos bairros mais distantes do centro também ganhou mais agilidade para marcar suas consultas e exames especializados com a descentralização da Diretoria de Regulação, Avaliação, Auditoria e Controle (Dirac). Agora as unidades de saúde Bela Vista, São João e Riacho Doce contam com este serviço de regulação na própria unidade.

“Agora, os pacientes atendidos nestas unidades de saúde não precisam se deslocar até o Dirac para marcar a sua consulta ou exame”, explica o diretor de Atenção à Saúde, Victor Cunha. Ele explica ainda que a meta da Sesau é implementar este serviço em mais três unidades de saúde ainda no primeiro semestre de 2023.

Por meio do aumento de mais cinco equipes de profissionais da Estratégia Saúde da Família a atenção básica aumentou a cobertura em saúde de 43% para 63%. Além disso, atualmente 13 unidades de saúde já contam com o atendimento por meio do Prontuário Eletrônico que possibilita que as informações a respeito do paciente sejam registradas no sistema e-SUS Atenção Primária facilitando e agilizando o atendimento, organizando demandas e garantindo qualidade no atendimento à população.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O sistema traz celeridade no atendimento ao paciente, além organizar demandas e possibilitar melhorias do cuidado à saúde

Marituba ganhou ainda mais dois consultórios odontológicos que funcionam nas unidades de saúde Nova Marituba e Santa Clara com equipamentos e equipes preparadas para levar saúde bucal à população. Agora, todas as unidades de saúde do município contam com o serviço de atenção bucal

Inaugurações e Reformas 

Ao longo do último ano, Marituba inaugurou o auditório “ACS JOELMA MARIA DA S. OLIVEIRA TEIXEIRA”, nas dependências da Unidade de Saúde Nova Marituba. O local tem capacidade para 200 pessoas e servirá para a realização de eventos e capacitações no município.

O auditório homenageia a servidora municipal que exerceu a função de ACS por 14 anos e que foi vítima da Covid-19 durante o pico da pandemia. A inauguração contou com a presença de Elza Maria da Silva, mãe da servidora homenageada que recebeu um certificado pelos relevantes serviços prestados ao município por Joelma.

O município recebeu também a Ala Pediátrica do Hospital Augusto Chaves com todos os ambientes planejados de acordo com as normas brasileiras de acessibilidade levando atendimento de qualidade e humanização aos nossos munícipes.

O local conta com dose leitos de internação, brinquedoteca, consultório pediátrico, posto de enfermagem e sala de medicação.

Atualmente, passam por reforma o Centro de Especialidades Odontológicas de Marituba e a sala de UTI do Hospital Augusto Chaves com capacidade para cinco leitos. Ambas as reformas são frutos da preocupação desta gestão para com a saúde de cada munícipe de Marituba visando proporcionar melhor qualidade de vida a todos.

 Novos serviços

Todas as unidades de saúde do município contam, atualmente, com o serviço de nutrição tornando mais acessível a todos os cuidados a atenção nutricional e alimentar. A farmácia também está disponível em todas as unidades de saúde proporcionando medicamentos básicos e curativos a quem precisa. 

O programa de Incentivo a Atividade Física (IAF) também tem sido implementado no município. Atualmente, pacientes atendidos nas unidades de Saúde Uriboca, Cristiano Torres, Nossa Senhora da Paz e Gilson Ruffino têm participado de atividades de exercício e alongamento. 

“Atualmente, a gente tem feito exercícios com esses pacientes enquanto eles aguardam por atendimentos na unidade de saúde e cadastrado esses pacientes para a partir de fevereiro iniciarmos turmas específicas de exercícios funcionais, contra resistidos, dança, entre outros”, explica o educador físico Yuri Rebelo. 

“O objetivo do projeto é fazer com que os pacientes atendidos pela atenção básica sejam inseridos a ações de atividade física visando melhorar o cuidado a estas pessoas por meio da atividade física”, complementa.

Prefeitura de Marituba

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »