Conheça o trabalho da SOS Fauna na preservação e combate ao tráfico de animais silvestres

Destaque
  • A SOS Fauna é uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos, que atua na defesa e conservação da fauna silvestre brasileira.

A SOS FAUNA realiza estudos e pesquisas em campo de todo o sistema operacional que envolve o tráfico de animais silvestres no Brasil, além de participar de ações conjuntas com as autoridades em operações de repressão ao tráfico de animais silvestres em guardas domésticas, feiras de “rolo”, interceptação de cargas e desmonte de depósitos clandestinos.

Logo após a apreensão, o mais comum é que os animais resgatados sejam levados até um distrito policial, juntamente com os suspeitos da prática de manutenção e/ou comércio ilegal de animais da fauna silvestre brasileira. A SOS Fauna, quando presente nestas situações, tem um papel importantíssimo nessa ação.

A acomodação e o transporte devem ser feito de maneira a diminuir ao máximo o nível de estresse dos animais, e os tratamentos e cuidados especiais – como alimentação, medicação e melhoria das condições de higiene – devem ser adequados para cada espécie e para cada situação.

Para que isso ocorra, os veterinários e biólogos da SOS FAUNA são treinados para o atendimento imediato e profissional aos animais, procurando restabelecer suas condições vitais e preparando-os para o encaminhamento seguro ao seu local de destino.

O manejo sem preparo técnico, sem conhecimento e a falta de urgência no atendimento podem ocasionar óbitos em massa, motivo pelo qual muitas vezes a SOS FAUNA é chamada pelas autoridades policiais para prestar os primeiros socorros e providenciar o encaminhamento dos espécimes resgatados mesmo em apreensões nas quais não teve participação direta. Uma das principais causas de óbitos no pós apreensão se deve à ausência de primeiros socorros nessas situações, face à falta de conhecimento em relação ao problema.

A SOS FAUNA realiza estudos e implementação de áreas destinadas à solturas de aves silvestres vítimas do tráfico nos biomas de caatinga, cerrado e mata atlântica.

Para saber mais sobre a SOS Fauna acesse https://www.doacao.sosfauna.org.br

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »