Oficina online discute o Mercado de Carbono como estratégia para o Desenvolvimento Sustentável no Pará

Nesta segunda-feira (15), o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) promoveu uma oficina online com o tema “Mercado de Carbono – Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento teve como propósito ampliar o entendimento sobre essa estratégia, visando impulsionar a agenda ambiental e econômica do estado do Pará.

Como órgão responsável pela gestão das florestas e da biodiversidade no território paraense, o Ideflor-Bio reconhece a importância do mercado de carbono na luta contra as mudanças climáticas. A oficina buscou proporcionar uma visão abrangente do mercado, explorando desafios e oportunidades para os setores público, privado e a sociedade civil.

A programação contou com a participação do diretor da Apsis Carbon, Fabiano Carvalho, e da professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Larissa Chermont, com mediação da técnica em gestão ambiental do Ideflor-Bio, Claudia Kahwage. Juntos, eles abordaram conceitos fundamentais do mercado de carbono e seu impacto na conservação ambiental.

Os participantes analisaram também os desafios regulatórios e técnicos que dificultam a participação efetiva nessa estratégia. A discussão permitiu identificar barreiras e possíveis soluções para impulsionar a adesão de projetos e iniciativas que reduzam as emissões de carbono, especialmente no estado do Pará.

Além dos desafios, a oficina destacou as oportunidades de investimento e desenvolvimento econômico associadas às iniciativas de redução de emissões de gases estufa. Foram apresentados casos de sucesso e modelos de negócio que podem ser replicados, incentivando a inovação e a sustentabilidade.

O evento também proporcionou discussões interativas com especialistas e profissionais do setor, enriquecendo o debate e estimulando a colaboração entre os participantes. Larissa Chermont destacou a evolução do mercado de carbono nos últimos anos e sua importância para o desenvolvimento sustentável.

Por sua vez, Fabiano Machado ressaltou que o mercado de carbono já é uma realidade e tende a crescer ainda mais, representando uma oportunidade promissora para o futuro.

É fundamental compreender que o mercado de carbono vai além da simples compra e venda de créditos de carbono. Ele é uma ferramenta de transformação econômica e social alinhada com práticas sustentáveis, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a sociedade em geral.

Claudia Kahwage expressou sua expectativa de que essa oficina seja a primeira de muitas, enfatizando a importância de avançar no conhecimento técnico e integrar essa agenda na estrutura do Instituto, especialmente em relação à restauração florestal, uma das agendas prioritárias para o Pará.

Essa iniciativa reflete o compromisso do Pará em buscar soluções inovadoras e sustentáveis para enfrentar os desafios ambientais e promover o desenvolvimento sustentável em toda a região.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »