Grupos sociais questionam preparação de Belém para a COP30

A menos de um mês para a Cúpula da Amazônia, que ocorrerá em Belém (PA) nos dias 8 e 9 de agosto, mais de 50 movimentos sociais do Pará se reuniram para discutir a realização do Diálogos Amazônicos. Este evento, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de agosto, antecede a Cúpula e contará com a participação da sociedade civil. Durante a reunião, foram discutidos diversos assuntos, incluindo a falta de serviços públicos na periferia de Belém.

Cíntia Monteiro, do Grupo de Mulheres do Brasil, questionou a capacidade da cidade de receber a COP30, dada a falta de serviços básicos nas periferias. A coleta de resíduos sólidos também foi um tópico importante, com Maria do Socorro Ribeiro, da cooperativa de coleta seletiva Filhos do Sol, pedindo remuneração pelo trabalho dos catadores.

O governo federal esteve presente na reunião, representado por Tânia Oliveira, secretária adjunta da secretária-geral da Presidência da República. Ela enfatizou a importância de ouvir os movimentos sociais na preparação dos eventos de agosto e anunciou que solicitou à prefeitura de Belém que a limpeza do Hangar Centro de Convenções, sede dos Diálogos e Cúpula, seja feita pelos catadores da capital paraense.

O Diálogos Amazônicos contará com seminários, debates, exposições e manifestações culturais, reunindo representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e demais países amazônicos. O objetivo é discutir novas estratégias para a região.

Com informações da Agência Amazônia.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »