Marituba promove ação educativa sobre coleta seletiva em escola municipal
Com a crescente preocupação global em relação à gestão de resíduos sólidos e à importância da coleta seletiva, as escolas municipais de Marituba têm adotado medidas para conscientizar os funcionários e alunos sobre essa temática. Recentemente, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) promoveu uma ação educativa na Escola Municipal Jardim dos Pardais Professora Aldemir de Souza Dantas, localizada no bairro Decouville.
O evento teve como objetivo apresentar o Programa de Coleta Seletiva do município e, através de atividades lúdicas e dinâmicas, como jogos e brincadeiras, abordar a temática de forma simples e divertida. As servidoras aprenderam sobre a importância da coleta seletiva, como separar os materiais recicláveis dos orgânicos, e quais são as cores das lixeiras, entre outras informações relevantes.
Fernando Monteiro, coordenador de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semmas, destacou a importância desse tipo de ação educativa nas escolas, ressaltando que “as escolas são multiplicadoras de informação, por isso estamos realizando estas palestras e oficinas no ambiente escolar”.
O município de Marituba tem intensificado esforços para implementar a coleta seletiva em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999). Já foram distribuídos 200 ecopontos em todo o município, onde são recolhidas de três a quatro toneladas de materiais secos por semana. Esses materiais são encaminhados para as cooperativas parceiras, auxiliando na preservação ambiental.
Implantado em 2021, o programa de coleta seletiva de Marituba inclui plásticos, vidros, metais, borrachas (sandálias, sapatos, sapatilhas e mangueiras), papéis e papelão. Essas iniciativas demonstram o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a conscientização ambiental, servindo de exemplo para outros municípios.
Com informações da Prefeitura de Marituba.