Programa de Combate ao Bullying promove palestras e atividades educativas em escolas de Marituba
O Programa de Combate à Intimidação Sistemática, instituído no Brasil em 2015, visa à prevenção e ao combate ao bullying, capacitando a comunidade escolar para ações preventivas contra a violência nas escolas. No município de Marituba, o Departamento de Serviço de Orientação e Acompanhamento à Família na Escola (Soafe), vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove atividades educativas nas unidades escolares da rede municipal, incluindo palestras e rodas de conversa sobre a prevenção de violência.
A psicóloga do Soafe, Deize Lima, ressalta a importância de falar sobre o bullying e buscar ajuda, pois o silêncio pode causar sofrimento. Nas palestras realizadas em abril, foram abordadas as oito formas existentes de bullying: escrito, verbal, físico, cibernético, psicológico, social, material e moral. A participação ativa dos alunos foi destacada pela professora de língua portuguesa da Escola Municipal Professora Emília Clara, Ana Paula Gatinho.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), um em cada três alunos é vítima de bullying no mundo, e o Brasil ocupa a quarta posição nesse tipo de violência no ambiente escolar. Em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Sesped), a Semed tem implementado medidas de prevenção da violência nas escolas desde o dia 5 de abril.
A psicóloga Deize Lima enfatiza a importância de promover uma escola acolhedora e empática, combatendo a desinformação e a violência física e psicológica.
Com informações da Prefeitura de Marituba.