Marituba inicia vacinação com bivalente contra Covid-19 e ômicron
A cidade de Marituba, no Pará, deu um passo importante na luta contra a Covid-19 nesta quarta-feira (01). A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou a vacinação com a bivalente, imunizante que protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. A notícia é um alento para a população, que tem acompanhado com preocupação a disseminação das novas variantes pelo mundo.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Cristiane Pinheiro, a cidade recebeu 1.116 doses do imunizante da Pfizer e pode receber mais duas mil em um prazo de 30 dias. “Logo que recebemos as doses, distribuímos imediatamente para as Unidades de Saúde para iniciarmos a campanha”, explicou. A meta é ampliar a cobertura vacinal na cidade e reduzir os casos de Covid-19.
Para receber a vacina bivalente, é obrigatório ter completado o esquema primário com prazo mínimo de 04 meses da última dose. Basta apresentar o Cartão SUS, documento oficial com foto e cartão de vacina. Pessoas imunossuprimidas devem apresentar comprovação e cartão de vacina. São consideradas imunossuprimidas pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV, pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides, pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão, pessoas com imunodeficiência, pessoas com doença renal crônica em hemodiálise, pacientes oncológicos que realizam tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 06 meses e pessoas com neoplasia hematológicas.
A vacinação é um passo importante para que Marituba possa voltar à normalidade e reduzir os impactos da pandemia. No mês de fevereiro, a cidade alcançou o percentual de 68% de cobertura vacinal contra a Covid-19, um avanço em relação ao ano de 2021. Com a ampliação da campanha e a chegada de novas doses, a expectativa é que esse número cresça ainda mais nos próximos meses.
A população de Marituba pode se sentir mais segura com o início da vacinação com a bivalente. É hora de seguir as recomendações das autoridades de saúde e manter os cuidados para evitar a disseminação do vírus. Com a colaboração de todos, é possível superar a pandemia e retomar a normalidade.
Serviço:
Campanha Bivalente contra Covid-19
Unidades de Saúde do Município
Hora: 08 às 16 horas
Primeira Fase
01 à 06 de março.
2° FASE – DIA 06/03
PESSOAS DE 60 ANOS A 69 ANOS.
3°FASE. -20/03
GESTANTES E PUERPERAS.
4° FASE.-17/04
TRABALHADORES DE SAÚDE.
5° FASE.-17/04
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE (A PARTIR DE 12 ANOS)
TRABALHADORES DO SISTEMA PRISIONAL.
POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE.
ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.
Com informações da Prefeitura de Marituba.