Marituba

Secretaria Municipal de Educação de Marituba realiza ações para orientar sobre a utilização e conservação do livro e do material didático

Palestras e regras do PNLD 2023 orientam pais, responsáveis e profissionais da educação em relação ao armazenamento e cuidado com os livros didáticos.

A Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), no Pará, está desenvolvendo ações para orientar pais e responsáveis sobre a utilização e a conservação do livro e do material didático dos alunos, com base nas regras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2023.

Para tanto, técnicos da coordenação municipal do PNLD – Departamento de Programas, Planos e Projetos (DPPP) da Semed, estiveram na escola municipal Otília Begot para orientar pais e responsáveis sobre o bom uso do livro e do material didático, destacando a importância da organização para a preservação desses materiais.

De acordo com o professor João Rocha, técnico do PNLD, “a organização é um ponto fundamental no cuidado e preservação do livro e do material didático, por esse motivo é importante indicar um local correto para armazenar o material didático, evitando assim que seja guardado com brinquedos, o que pode causar danos ao livro”.

Além disso, o recebimento dos livros didáticos é de inteira responsabilidade do gestor escolar e deve ser feito de forma adequada, seguindo as regras estabelecidas pelo PNLD. No ato do recebimento, os livros devem ser catalogados por componente curricular, quantitativo, ano de ciclo, série e ano.

Segundo a gestora escolar Silvia dos Santos, é indispensável envolver as famílias dos educandos na ciência da preservação dos livros didáticos para que a responsabilidade do dever seja de todos. “É importante que os pais e responsáveis estejam cientes das regras do PNLD para que possam colaborar com a escola na conservação dos materiais”, ressaltou.

Os livros didáticos do ensino fundamental, dos anos iniciais, devem ser entregues aos responsáveis por meio de protocolo, sendo de responsabilidade da escola promover reunião com os mesmos. Já para os anos finais do fundamental, os livros poderão ser entregues para os alunos, por meio de protocolo de entrega.

Os professores, por sua vez, devem utilizar os livros didáticos em suas práticas pedagógicas, elaborando um cronograma de utilização e indicando os materiais usados no cotidiano da sala de aula.

Vale ressaltar que os livros didáticos são classificados em reutilizáveis e consumíveis. Os livros reutilizáveis devem ser devolvidos às escolas ao término de cada ano letivo, em dezembro, para que possam ser reutilizados no ano seguinte por outro aluno. Nesse sentido, é vedado resolver atividades no livro didático, caso este seja reutilizável. O aluno deve ser orientado a não dobrar as páginas dos livros, pois isso pode causar danos e tornar a publicação inutilizada por conta da perda do conteúdo.

Já os livros consumíveis devem ficar de forma definitiva com os alunos, sendo importante que os pais e responsáveis sejam orientados quanto à necessidade de preservação desses materiais.

Os livros de ciclos vencidos nas escolas devem permanecer na instituição em local adequado, aguardando o posicionamento da Semed para que o destino dos mesmos.

Com informações da Prefeitura de Marituba.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »