Semed realiza atividades de Busca Ativa Escolar
O departamento Serviço de Orientação e Acompanhamento à Família na Escola (Soafe) ligado à Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), entre suas atribuições, atua na identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes na faixa etária de 04 a 17 anos que se encontram fora da escola ou em risco de evasão escolar, até a tomada das providências necessárias para sua matrícula e permanência na escola.
O departamento é formado por uma equipe multidisciplinar, atualmente composta por assistentes sociais, psicólogas e pedagogas, onde realiza nos dias de terça e quinta, as visitas de Busca Ativa Escolar nas residências dos alunos para identificar as principais causas da evasão escolar e trabalhar as estratégias com a equipe escolar e dos agentes comunitários para o retorno e a permanência na escola.
“Uma das atribuições da escola é identificar essa problemática e encaminhar ao Soafe possíveis casos de alunos em situação de evasão escolar, possibilitando conhecer as causas, com vista na realização da diagnose, para fins de realizar a busca ativa, encaminhamentos e acompanhamentos”, conta a psicóloga Naldiane Ferreira.
Estar na escola é um direito social de cada cidadão e deve ser um esforço coletivo. Considerando o exposto, a Busca Ativa Escolar desenvolve e implementa políticas públicas que contribuem com a inclusão escolar. É uma plataforma tecnológica disponibilizada gratuitamente para estados e municípios. Desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio de Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a plataforma foi aderida pelo município de Marituba no ano de 2021.
“É importante frisar que esse trabalho acontece de forma coletiva, o que traz à tona a atuação de uma rede de proteção para crianças e adolescentes, resultante de forma positiva e satisfatória”, disse a Assistente Social Eliana Gomes.
As escolas municipais Nadeia Guimarães e Paulo Freire promoveram na manhã desta sexta-feira, 3, uma busca ativa divertida, intitulada “Arrastão da Educação: Toda Criança na Escola”, momento de folia na Educação para promoção de conscientização da matrícula escolar. O arrastão percorreu as ruas da agrovila São Pedro e conjunto Beija Flor, bairro Decouville.
O retorno às aulas da rede municipal de ensino de Marituba, acontece na próxima segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023. Com exceção das escolas municipais, Santa Helena, Pequenos Brilhantes, Benedito Bezerra Falcão (anexo) e Centro Educacional Alegria do Saber, que acontece no próximo dia 13 de fevereiro de 2023.
Fonte Prefeitura de Marituba