Marituba realiza ações no Dia Mundial da Educação Ambiental

ONU
  • “Os recursos do mundo deveriam ser utilizados de um modo que beneficiasse toda a humanidade e proporcionasse a todos a possibilidade de aumentar a qualidade de vida”.

Seguindo as orientações da Politica Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), atua nas escolas da rede municipal de ensino com o projeto Horta Escolar, que visa complementar o aprendizado do aluno às questões ambientais e potencializar a merenda escolar; uma alternativa saudável para uma educação ambiental permanente.

“a educação é a prática social com finalidade direta para o desenvolvimento humano, através do ensino e da aprendizagem. Sabemos que a educação é um direito de todos, logo a Semed garante abordar essas discussões na rede municipal de ensino, visando a prática social dos educandos, pois a educação é constante em suas práticas, seja curricular ou não”.

Professora Leidiane Sousa

Ao longo do ano letivo o Departamento de Educação Ambiental da Semed, formado por professores especialistas da área ambiental, ministram aulas e palestras para a comunidade escolar, ensinando-a o processo de criação da horta orgânica, implementada nas escolas municipais, visando que a mesma esteja familiarizada com os elementos fornecidos pelo departamento às escolas: sementes de hortaliças e ervas medicinais, além do bio-fertilizante e defensivo natural.

“Nesse trabalho, o educando, mais especialmente o infantil, é primordial para criar atitudes de cuidados e preservação do meio ambiente ainda nos primeiros anos de vida. Então, é de suma importância que as crianças estejam envolvidas nessa proposta. Sem a educação não há oportunidade e desenvolvimento em nenhum segmento da sociedade. Com o segmento ambiental não é diferente. Convencionou-se que explorar os recursos naturais, destruindo a natureza, é mais lucrativo que explorar de forma sustentável. A educação é o caminho mais viável para formarmos cidadãos comprometidos com a causa ambiental”, relata o professor e coordenador do departamento, José Assis.

No Centro de Referência e Assistência Social – CRAS Emanuel Rocha, bairro Decouville, polo do departamento de educação ambiental, é trabalhado a primeira parte da construção da horta suspensa encaminhada para as escolas.

“Falar sobre educação ambiental é falar sobre a construção de valores voltados à conservação do meio ambiente essenciais para a qualidade de vida. Nosso papel como professores é fortalecer essas práticas, sobretudo, conscientizar alunos e professores, possibilitando soluções aos problemas ambientais, por meio do ensino, para que todos trabalhem e produzam de forma saudável. No polo produzimos mudas de várias espécies frutíferas e hortaliças. Trabalhamos a parte pedagógica para pensarmos e prepararmos nossas palestras e formações ministrando-as de forma embasada sobre uma pauta de suma importância para todos”,

Professor Emerson Barbosa.

Ao todo, 23 escolas municipais receberam o projeto Horta Escolar, dessas, 12 escolas são polos do projeto e servem de apoio às escolas circunvizinhas: Laura Falcão, Miguel Lacerda, Geracina Begot, Maria de Fátima, Otília Begot, Santo Amaro, Cora Tereza, Paulo Freire, Carlos Gomes, Renausto Amanajás, Maria do Carmo e Júlia Freire.

ASCOM Prefeitura de Marituba

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »