Investimentos aplicados para celebrar o Dia Internacional da Educação
Em Assembleia Geral, no dia 3 de dezembro de 2018, a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 24 de janeiro como Dia Internacional da Educação, momento em que vários países comprometeram-se em tratar a educação como prioridade.
A educação contribui com a formação das pessoas, em todas as fases da vida, dando oportunidades, por meio do conhecimento, para se tornarem pessoas comprometidas e qualificadas para atuarem no social e profissional.
“Celebrar esta data especial se torna um ato nobre e salutar que também homenageia trabalhadores e profissionais da educação que, com muita competência, formam cidadãos para uma sociedade humana, qualificada e inclusiva; que se aprimoram a cada dia e tem compromisso com o ensino-aprendizagem dos nossos educandos”, destaca a pedagoga e coordenadora do programa Tempo de Aprender, Sandra Maiolino.
O Programa “Tempo de Aprender” do Ministério da Educação (MEC), visa potencializar o processo de alfabetização, por meio da leitura (português) e do raciocínio lógico (matemática), no tempo adequado para os alunos do 1° e 2° ano do ensino fundamental, oportunizando suporte necessário para dominar as habilidades e competências contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para elevar a qualidade do ensino.
Segundo o coordenador da escola municipal Nossa Senhora da Paz, Alan Siqueira, a data celebra e ratifica a importância educação na vida de todos, pois quando pensamos em educação, respaldados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, “pensamos em diversas formas de inclusão dos indivíduos em sociedade, preparando-os para o mundo do trabalho. Isso é o que fazemos diariamente em diversos segmentos da sociedade, porque educação está em todos os ambientes”, disse.
O referido coordenador ressalta ainda que a educação combate desigualdades sociais, proporcionando às pessoas que, por algum motivo, não tiveram acesso a ela, em tempo hábil, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por exemplo, “tenham letramento, conhecimento científico, para diminuição e/ou erradicação das diferenças sociais ainda existentes, potencializando assim o ser humano. Então essa data sempre será muito importante não só para relembrar a grande importância da educação em sociedade, mas para conseguirmos ter e efetivar ações qualitativas e possamos aperfeiçoar aquelas que nós já aplicamos no decorrer da nossa vida como educador”.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino para pessoas a partir dos 15 anos, não alfabetizados e/ou não concluintes do ensino fundamental e médio.
Os investimentos aplicados nos últimos dois anos pela Prefeitura de Marituba a educação municipal que visam respeito, compromisso, acolhida, ensino de qualidade e sentimento de pertencimento por parte da comunidade escolar.
Obras de Reforma e Ampliação
Visando melhorias para comodidade dos alunos e servidores que compõem a comunidade escolar, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed) realiza obras de Reforma e Ampliação em diversas escolas, no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação — FNDE, que incluem reforma da cozinha, das salas de aula, dos professores e administrativas; recuperação e construção de novos banheiros segundo a norma brasileira de inclusão; construção de quadras poliesportivas, cobertas, para desenvolvimento de atividades físicas e culturais; instalação de brinquedo especial inclusivo para Pessoas Com Deficiência (PCD) e Sistema de Videomonitoramento Inteligente com câmera de reconhecimento facial.
Em 2022 as reinaugurações das escolas municipais Renausto Amanajás, Padre Marcos Schawalder, Geracina Begot, Maria do Carmo Rodrigues, Dr Alcântara e Otília Begot marcaram antigos sonhos dos munícipes: escolas nos padrões de qualidade que proporcionem condições dignas para uma educação de qualidade.
Outras cinco escolas municipais também passam por serviços de reformas e ampliações: EMEF Santa Helena, EMEF Eudâmidas Lopes, EMEF Parque das Palmeiras, EMEF Santa Lucia e EMEF Prof. Nadéia Guimarães, a próxima escola a ser entregue no mês de fevereiro.
Projetos Educacionais sancionados com leis: Projeto IDEB a todo vapor (Lei Municipal N° 607/2022), Projeto Alfa em Ação (Lei Municipal n° 608/2022), Robótica na Escola (Lei municipal n° 609/2022), Educação em Tempo Integral (Lei Municipal n° 610/2022) e Horta Orgânica e Eco coletora (Lei Municipal n° 611/2022); Merenda Escolar adequada e saudável; Eventos Educacionais: 1ª edição da Feira inclusiva e tecnológica, 1ª Desfile Escolar, Jogos Estudantis, 1ª Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática, Mostra Cultural e Jornada Pedagógica; Cursinho Municipal atuou com distribuição gratuita de materiais didáticos e a permanência do pagamento da bolsa no valor de R$ 100,00, e Formações e capacitações dos professores e servidores que visam a melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas municipais, bem como a evolução dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
A Prefeitura Municipal de Marituba segue investindo em melhorias que visam o progresso da educação pública do município. Em 2023 novos espaços serão entregues totalmente reformados e reestruturados para melhor atender a comunidade escolar.
Fonte Prefeitura de Marituba