Prefeitura de Marituba realizou parcerias para o incentivo da agricultura familiar em 2022
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (SEDAP) foi responsável pela reorganização do setor da agricultura familiar em Marituba, em 2022. Para o secretário da Sedap, Yuri Bastos, o ano foi de renascimento da agricultura familiar em Marituba.
“Dentro desta perspectiva, realizamos um trabalho de resgate, pois tínhamos um número de agricultores impreciso e indefinido. Hoje temos catalogadas 103 famílias que sobrevivem da agricultura familiar em Marituba”, explicou o secretário.
A estimativa é que mais 50 famílias ainda serão cadastradas, passando a uma média de 200 famílias de agricultores no município.
Ele ainda explica que para estas famílias está sendo desenvolvida a emissão de documentos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
“Atualmente eles têm um assistencialismo não somente técnico agrícola, assim como para suas famílias, desta forma estão recuperando a confiança na gestão municipal”, comentou.
É o caso dos agricultores Sidney Souza Damasceno e Cláudia Gomes Pereira que receberam o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Eles criam e comercializam codornas em seu terreno localizado no Riacho Doce. “Estamos no começo da produção e este documento vem favorecer para que possamos levar a frente o nosso negócio e expandir nossa produção”, disse Sidney.
Yuri também destaca que parcerias foram retomadas juntamente a órgãos como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), com a Secretaria de Governo de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Feiras da Agricultura Familiar – Dentro da série de incentivos realizados pela Prefeitura de Marituba à agricultura familiar no município, estão as Feiras da Agricultura Familiar.
Em 2022 foram realizadas 06 feiras totalizando um montante de mais de 10 mil reais em negócios e mais de 100 expositores mobilizados.
Hortaliças, produtos agrícolas, produtos gastronômicos, artesanatos e plantas ornamentais foram artigos comercializados em todas as edições.
O evento faz parte de uma série de incentivos executados pela Sedap para promover o resgate da agricultura de Marituba dando aos produtores rurais notoriedade e oportunidade de comercialização de seus produtos.
Para incentivar a piscicultura no município, a Sedap realizou a Feira do Pescado durante a semana santa que totalizou mais de 13 mil reais em compra e venda de pescado.
As parcerias tem como frutos a aquisição de insumos e capacitação para os agricultores, entre outros benefícios, como a implantação de cultivo de espécies biofortificadas que consiste no melhoramento genético convencional, ou seja, na seleção e cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivares mais nutritivos e mais resistentes trazendo mais segurança para o produtor de Marituba.
Fonte Prefeitura de Marituba