Marituba realiza Jornada Pedagógica 2023

A Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza de 16 a 20 de janeiro de 2023, no Ginásio Poliesportivo Municipal e na escola municipal Doutor Renausto Amanajás, a Jornada Pedagógica Municipal 2023, com o tema “Práticas Pedagógicas e a Aplicabilidade no Contexto Escolar”, que visa capacitar, através da formação continuada, gestores, vice gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino, com temas gerais e específicos, alinhados às atuações de cada docente, que serão trabalhados em sala de aula durante o ano letivo de 2023.

“A jornada afirma a necessidade de encontrar e preparar a todos e todas os/as profissionais da Educação de forma una, por acreditar na formação de uma linguagem plural, diversa e de inclusão, com destaque ao respeito, aos valores familiares, individuais e sociais para fortalecer a educação para a cidadania dos nossos alunos e alunas. Por isso, contamos com uma equipe de doutores, mestres, especialistas e técnicos da Semed e de outras instituições, de modo a produzir uma formação mais consistente no município”, assegura a Secretária Municipal de Educação, Viviana Fontinele.

Aula Magna

O primeiro dia da Jornada Pedagógica, no dia 16, às 18h, no Ginásio Poliesportivo Municipal, contará com a aula magna do Professor da Universidade Federal do Pará, Doutor em Ciências Humanas – Educação – pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com Pós-Doutorado pela Universidade Internacional de Cambridge, Espanha, Waldir Ferreira de Abreu.

Homenageados

Ainda no primeiro dia, durante a abertura da jornada, o escritor e ex aluno da rede municipal de ensino de Marituba, Gustavo Duarte; alunos das escolas municipais Santa Tereza D’Ávila e professora Emília Clara de Lima, medalhistas na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), e seus respectivos professores, receberão certificados de honra ao mérito.

A OBMEP, competição nacional realizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com recursos dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), objetiva incentivar o interesse dos alunos pela Matemática, identificando novas vocações às áreas tecnológicas.

Alunos Medalhistas

Medalha de Ouro: Vitória Mellyna Paula Nogueira, E.M.E.F. Santa Tereza D’Ávila; Medalha de Prata: Emanuel Barbosa Ribeiro, E.ME.F. Santa Tereza D’Ávila; Medalha de Prata: Samilla Danilla do Amaral Gigante, E.M.E.F. Emília Clara de Lima; Medalha de Bronze: Abraão Soares da Silva, E.ME.F. Santa Tereza D’Ávila; Medalha de Bronze: Ewelyn Vitória de O. Medeiros, E.M.F.F. Emília Clara de Lima; Medalha de Bronze: Veslen Silva da Costa, E.M.E.F. Emilia Clara de Lima; Medalha de Bronze: Sophia Ruanny Pires de Oliveira, E.M.E.F. Emília Clara de Lima; Medalha de Bronze: Clarissa de Brito da Silva, EME.F. Emília Clara de Lima.

Professores

Professora Maria Bernadeth Gomes Correia responsável pelos alunos premiados com medalhas de Ouro, Prata e Bronze na 17ª OBMEP; Professor David José Rodrigues Figueiredo responsável pelos alunos premiados com medalhas de Ouro, Prata e Bronze na 17ª OBMEP e Professor Fagner Oliveira da Silva responsável pelos alunos premiados com medalhas de Prata e Bronze na 17ª OBMEP.

Gustavo de Figueiredo Duarte

Residente na cidade de Marituba, Gustavo Duarte, 15 anos, autor do livro “A Floresta”, cursou ensino fundamental nas escolas Emília Clara de Lima e Padre Romeu. Atualmente é estudante do 2º ano do ensino médio, na escola estadual Fernando Ferrari.

“A Floresta”

Sinopse

No ano de 1970, quatro professores de uma escola secundária em uma cidade do interior do Colorado, EUA, tem suas vidas mudadas radicalmente quando, por conta de uma inesperada tempestade, são obrigados a mudar o trajeto costumeiro de volta para casa. Eles tem um encontro com uma misteriosa aparição, que os leva a tomar atitudes imponderáveis para pessoas com suas formações, e ficam envolvidos de modo irreversível, abrindo mão de família e amigos, e são levados a aceitar um destino totalmente desconhecido.

Programação

Acontece de 17 a 20 de janeiro, nas dependências da escola municipal Renausto Amanajás, bairro Dom Aristides, das 8h às 18h, extensa programação com palestras cujos temas destacam-se projetos educacionais, de iniciativa da Semed, que em 30 de junho de 2022 tornaram-se leis no município de Marituba.

Robótica na Escola (Lei municipal n° 609/2022) 

Pioneiro do segmento tecnológico na educação pública de Marituba, visa estimular o interesse dos alunos do fundamental maior (6° ao 9° ano) de 25 escolas municipais às carreiras científicas. Ao todo, 915 alunos participam do projeto. Inovação e conectividade em prol da qualidade da educação.

Ainda no primeiro ano do projeto (2022), foi realizada a primeira feira 1ª Feira de Tecnologia Educacional de Marituba (FETEDMA) e o 1º Torneio de Robótica de Marituba destinado, exclusivamente, às 25 escolas municipais participantes do projeto, tendo o protótipo “MFinger”, jogo da memória desenvolvido pelos alunos da escola municipal Maria de Fátima, como o projeto campeão do torneio. O protótipo visa melhorar o cognitivo e a coordenação motora dos alunos do ensino regular e da educação especial.

Organização e Planejamento destinado aos conteúdos do projeto Robótica na Escola.

Público Alvo: Professores do projeto Robótica na Escola

Data: 17/01

Horário: 14h às 16h

Sala: 6

Sugestão de entrevistado: Professor Esp. Wesley Lalor 

Projeto Alfa em Ação (Lei Municipal n° 608/2022)

Garante a alfabetização dos alunos da rede municipal de ensino, iniciando o processo no pré II (educação infantil) ao 2º ano, consolidando o mesmo no 3º ano do ensino fundamental e 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A lei incentiva a participação de todos os professores nos cursos oferecidos na plataforma Tempo de Aprender; garante a participação dos professores na formação do projeto Alfa em Ação; auxilia os professores alfabetizadores a identificarem as hipóteses silábicas dos alunos (leitura e escrita); promove avaliação diagnóstica inicial dos alunos; elevar o percentual de alfabetizados na 1ª etapa da educação de jovens e adultos (EJA) da rede municipal de ensino e desenvolver as potencialidades e necessidades dos alunos com deficiência, garantindo o seu direito e respeitando a sua especificidade.

Projeto Alfa em Ação 

Público Alvo: Professores de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física

Data: 18/01

Horário: 8h às 10h e 10h15min às 12h

Sala: 4

Sugestão de entrevistada: Mestranda Gislayne Pires

Serviço

O que: Jornada Pedagógica 2023: “Práticas Pedagógicas e a Aplicabilidade no Contexto Escolar”.

Data, Hora e Local: segunda-feira, 16 de janeiro, abertura da jornada, às 18h, Ginásio Poliesportivo Municipal, bairro Centro.

Terça-feira, 17 a sexta-feira, 20 de janeiro, das 8h às 18h, escola municipal Renausto Amanajás, bairro Dom Aristides.

Fonte Prefeitura de Marituba

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »