Ministro Jader Filho discute desafios climáticos e urbanos no seminário “Brasil rumo à COP 30”
Durante o seminário “Brasil Rumo à COP 30”, organizado pela Editora Globo, Valor Econômico, CBN e apresentado pelo Grupo CCR, o Ministro das Cidades, Jader Filho, abordou questões de sustentabilidade urbana e mobilidade nesta sexta-feira.
O evento, dividido em dois painéis, primeiro analisou a participação brasileira na COP 28 e as expectativas para a COP 30, focando em oportunidades emergentes. No segundo painel, com a presença de Jader Filho, discutiu-se o papel vital do setor de mobilidade na criação de cidades sustentáveis.
Jader Filho enfatizou a justiça urbana como chave para a justiça climática e a importância da inclusão social no enfrentamento das mudanças climáticas. Ele reiterou o compromisso do governo com o objetivo de desmatamento zero na Amazônia e a necessidade de investir em infraestrutura urbana para mitigar impactos climáticos, citando os R$ 15 bilhões destinados à contenção de encostas e drenagem.
O ministro também ressaltou os desafios da mobilidade urbana, celebrando o interesse crescente em ônibus elétricos, e elogiou a escolha de Belém como sede da COP 30 em 2025, destacando a chance de apresentar as diversas facetas da Amazônia.
O painel contou com a participação de especialistas e autoridades, incluindo Sergio Avelleda do Insper, Natália Resende do Estado de SP, Pedro Sutter do Grupo CCR e Jorge Abrahão do Instituto Cidades Sustentáveis, moderados pela jornalista Miriam Leitão.
Com informações do Minitério das Cidades.