Prefeitura de Belém entrega 210 títulos de posse das casas para famílias da Condor e do Jurunas
“É uma emoção enorme receber esse documento após tantos anos morando aqui na Condor. Agora, mesmo na velhice, eu tenho algo para deixar de herança para minha filha”, declarou a matriarca da família Paixão, Lourdes, 74 anos, ao receber da Prefeitura de Belém o título de propriedade de sua casa, ao lado da filha e do marido, na noite desta quinta-feira, 14.
A iniciativa faz parte do programa municipal de regularização fundiária Terra da Gente, que entregou 210 títulos definitivos de propriedade de imóveis gratuitamente para famílias dos bairros da Condor e do Jurunas que se enquadram nas normas do programa.
Outra contemplada com a entrega do documento foi a aposentada Aldenora Pantoja, que mora no bairro da Condor há mais de 50 anos. “Depois de muito tempo de luta para construir minha casa, agora eu tenho o documento dela graças a essa ação da Prefeitura”, pontuou Aldenora.
A cerimônia de entrega dos títulos do programa Terra da Gente aconteceu no salão social do Santuário de São Judas Tadeu, no bairro da Condor: 170 títulos de propriedade no bairro da Condor e 40 no bairro do Jurunas.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, foi quem entregou os documentos de propriedade de imóveis aos moradores. “O Terra da Gente traz mais dignidade e segurança de morar para essas famílias. Quero parabenizar os que alcançaram essa conquista e especialmente os servidores públicos da Codem, que mostram seu compromisso com essa verdadeira revolução humana que a Prefeitura está fazendo”.
O programa
O Terra da Gente é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração das Áreas Metropolitana (Codem), iniciado em 2021, em cooperação com o Governo do Estado, por meio do Iterpa, em parceria com a Assembleia Legislativa do Pará e, mais recentemente, com o Ministério das Cidades. Até o final de 2023, deve beneficiar cerca de 15 mil famílias, com renda de até 5 salários mínimos. Para o ano de 2024, a meta da Prefeitura de Belém é alcançar o número de 20 mil famílias beneficiadas com a entrega gratuita do título de posse.
“Hoje tem aqui a restituição da dignidade, do respeito, da certeza de um dia melhor. Hoje mais de 200 famílias saem diferentes daqui com um sonho realizado de ter o título de propriedade de suas casa”, destacou o presidente da Codem, Lélio Costa.
Reprodução Agência Belém.