Integração Codem-IBGE Fortalece Regularização Fundiária em Belém
Codem apresenta avanços significativos na regularização fundiária em Belém, com apoio do IBGE.
A Diretoria de Desenvolvimento Urbano (DDU) da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana (Codem) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizaram uma reunião em Belém. Esse encontro teve como foco os aglomerados subnormais, atualmente denominados favelas e comunidades urbanas. Realizada no auditório da Codem, a reunião contou com a presença de executivos da Codem e técnicos de ambas as instituições.
Lélio Costa da Silva, diretor-presidente da Codem, ressaltou a competência da equipe da Codem e a importância da parceria com o IBGE para implementar políticas públicas urbanas e ambientais. Ele destacou o êxito do programa “Terra da Gente”, que concedeu títulos de propriedade a mais de 15 mil famílias, impactando positivamente a qualidade de vida e diminuindo a informalidade fundiária.
Regivaldo Rossi da Silva Aguiar, analista de geoprocessamento do IBGE/PA, e Ana Cristina Kallif de Oliveira, arquiteta da DDU da Codem, enfatizaram a relevância da cooperação interinstitucional. Ressaltaram a produtividade da reunião, que integrou dados da Codem e do IBGE, aprimorando o atendimento às comunidades.
Maikon Roberth de Novaes, gerente de pesquisa e classificação territorial do IBGE, abordou o planejamento do Censo 2022. Ele discutiu a melhoria na classificação e delimitação de aglomerados subnormais em Belém, vital para a transparência e eficácia do trabalho do IBGE.
Esta colaboração entre Codem e IBGE representa um esforço para aprimorar a qualidade de vida, a regularização fundiária e a urbanização em Belém, servindo de modelo para outras cidades do Brasil.
Com informações da Agência Belém.