Belém sedia o I Fórum Internacional Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática

Evento discute o papel da cultura na crise climática e a inclusão produtiva na Pan-Amazônia.

No dia 7 de agosto, Belém será o palco da Cúpula da Amazônia – IV Reunião de Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Durante o evento, gestores de diversas áreas, incluindo cultura, educação, meio ambiente, além de pesquisadores e especialistas em economia e urbanismo, se reunirão para discutir o papel da cultura na crise climática. O encontro acontecerá no I Fórum Internacional Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática.

A iniciativa é uma parceria entre o Consórcio Interestadual Amazônia Legal, a Câmara Técnica de Cultura e Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e o Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia (IPAM). O evento, que será realizado no Teatro Estação Gasômetro, é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de agosto pela plataforma Sympla.

O objetivo do fórum é relacionar as práticas e experiências culturais ao desafio social contemporâneo das mudanças climáticas e à inclusão produtiva de mais de 50 milhões de pessoas que vivem nos países da Pan-Amazônia. Além disso, serão discutidos temas como inovação produtiva, cultura voltada para a sustentabilidade e a economia verde e solidária.

Marta Porto, jornalista e uma das idealizadoras do Fórum, expressa sua alta expectativa para o evento. Ela acredita que o fórum é uma oportunidade para transformar a região amazônica em uma área menos desigual e que representa a diversidade de seus povos.

O evento contará com a presença de nomes como Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura de Medellín, na Colômbia; Eugênio Pantoja, Diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM; Marcelo Britto, Secretário Executivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e Raimunda Monteiro, Secretária Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.

Eugênio Pantoja destaca a importância da cultura e da educação na construção de uma consciência e cidadania climática capazes de favorecer as mudanças estruturais necessárias. Para a Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, o Fórum é uma oportunidade para fortalecer a integração das políticas públicas de fomento à cultura na Amazônia, com foco na economia do conhecimento e na bioeconomia.

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »