Ananindeua enfatiza a importância da poda de árvores

Prefeitura, através da SEMA, realiza manutenção contínua das áreas verdes, promovendo a saúde das árvores e a qualidade do ar.

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), está enfatizando a importância da poda e manutenção das árvores em áreas urbanas. A poda de plantas é uma prática essencial para controlar a forma e o tamanho das plantas, além de estimular a frutificação e floração.

A presença de árvores em áreas urbanas é de suma importância, pois elas desempenham funções vitais como a liberação de oxigênio, absorção de poluentes, atenuação da poluição sonora, redução da sensação térmica e melhoria da qualidade do ar. No entanto, para que as árvores possam desempenhar essas funções de maneira eficaz, é necessário um cuidado e manutenção adequados.

A poda regular das árvores é uma técnica de manutenção que ajuda a manter a forma estrutural das árvores saudável, aumenta a quantidade de luz e ar que recebem e reduz o risco de queda de galhos, que podem causar danos e acidentes. Até maio deste ano, a SEMA realizou a poda de 252 árvores.

Em áreas urbanas, a poda é realizada de forma direcionada para que as plantas ocupem o espaço disponível do local. Isso envolve a limpeza dos ramos e a remoção dos galhos mortos para acelerar o processo de regeneração e melhorar a germinação de espécies frutíferas.

A SEMA também está trabalhando na substituição gradual de espécimes de Ficus, uma árvore popularmente usada na decoração de ambientes internos, por espécies nativas do bioma amazônico. Até maio deste ano, 86 unidades desta espécie foram substituídas, em conformidade com a LEI nº. 3.265/2022, que regulamenta o plantio, preservação, manejo e expansão da arborização urbana na cidade de Ananindeua.

Com informações da Prefeitura de Ananindeua.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »