ABNT lança norma para comprovar neutralidade de carbono
A nova Prática Recomendada (PR) 2060 estabelece requisitos para empresas e instituições demonstrarem a compensação ou redução de suas emissões de carbono.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou a Prática Recomendada (PR) 2060, uma norma para comprovação da neutralidade de carbono, em um evento realizado nesta quarta-feira (19/7) em Brasília. O documento estabelece os requisitos que empresas, governos e outras instituições devem seguir para demonstrar que compensam ou reduzem a emissão de carbono de suas operações.
O lançamento contou com a presença de autoridades do governo, empresários e representantes da indústria, incluindo o diretor da Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA), André Andrade, e a ministra e diretora do Departamento de Clima do Itamaraty, Lilian Chagas.
André Andrade, diretor do MMA, afirmou que a nova norma é uma ferramenta eficaz no combate ao greenwashing, que tem levado a um aumento significativo de ações judiciais. Ele destacou que o Brasil tem se tornado um centro de crescimento de litígios climáticos. Andrade também mencionou que a norma será crucial para o Plano Nacional de Mudança Climática, também conhecido como Plano Clima, que está em desenvolvimento pelo ministério e será implementado de 2024 a 2035, com o objetivo de alcançar a neutralidade climática até 2050.
Com informações do Correio Braziliense.