Governo do Estado e Prefeitura de Belém Impulsionam o Turismo Gastronômico em Mosqueiro
No dia em que a ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, celebrou seus 128 anos de fundação, uma iniciativa conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém destacou o potencial gastronômico da ilha.
O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Belém, lançou o primeiro curso de Gastronomia de Mosqueiro, realizado na Universidade do Estado do Pará (Uepa). O curso, que está sendo realizado no Praia Bar – um espaço atualmente em reforma com previsão de entrega no segundo semestre deste ano – visa valorizar o potencial gastronômico do distrito e qualificar as pessoas que já trabalham com alimentos na região.
Jackelinne Rodrigues, uma das 40 alunas do curso e administradora de um restaurante na ilha, expressou sua gratidão pela oportunidade. “Nós, moradores de Mosqueiro, estamos hoje realizando o sonho de cursar uma graduação, que vai fomentar a economia e o turismo em nossa ilha”, disse.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que acompanhou o dia de aula dos alunos, reforçou a importância da iniciativa. “Se sonhamos com o desenvolvimento econômico e com a valorização do turismo, é preciso incluir Mosqueiro cada vez mais nesse roteiro. E esse curso é uma das iniciativas para que isso ocorra”, afirmou.
Além do curso de Gastronomia, o Governo do Estado e a Prefeitura de Belém também entregaram a 200 trabalhadores informais da ilha a Carteira de Manipulador de Alimentos, um documento essencial para a comercialização segura de alimentos. Tapioqueiras, barraqueiros e feirantes receberam o documento na sede do Cursinho Popular de Mosqueiro, no bairro da Vila.
O prefeito de Belém também entregou certificados para 43 alunos que participaram dos cursos de Processamento de Frutas, Produção de Doces e de Floricultura, Jardinagem e Paisagismo, realizados pelo programa Donas de Si, do Banco do Povo de Belém.
Edna Trindade, que trabalha com a venda de chopp de frutas nas praias de Mosqueiro e participou do curso de Processamento de Frutas, expressou sua satisfação com a certificação. “Com essa certificação, eu vou ter mais segurança para trabalhar, porque, agora, sei como manusear minhas frutas para oferecer um produto de qualidade aos meus clientes”, disse.
Essas iniciativas do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Belém, são um passo significativo para o fomento do turismo gastronômico em Mosqueiro, proporcionando não apenas desenvolvimento econômico, mas também garantindo a segurança alimentar e a qualidade dos produtos oferecidos aos turistas e moradores da ilha.
Fonte Agência Belém.