Conferência em Ananindeua Debate o Futuro da Assistência Social

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ananindeua, que contou com mais de 250 participantes e a aprovação de 35 propostas, foi um sucesso retumbante. O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de junho no auditório da UNAMA-BR, uma iniciativa da Prefeitura de Ananindeua, em colaboração com a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O tema da conferência deste ano foi “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Durante a conferência, Marisa Lima, secretária da SEMCAT, enfatizou a importância do evento. “Este é um momento extremamente significativo quando a sociedade civil, funcionários do governo, trabalhadores e usuários se reúnem para avaliar as políticas de assistência social e propor diretrizes que contribuam para o aperfeiçoamento e fortalecimento do SUAS. O SUAS que desejamos não estará totalmente implementado na próxima conferência. Queremos que o SUAS continue com suas instalações totalmente funcionais, nossos serviços operando eficientemente, nossos trabalhadores recebendo remuneração adequada e as parcerias necessárias com a sociedade civil”, disse ela.

Os participantes da conferência discutiram propostas relacionadas aos cinco eixos temáticos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS): financiamento, controle social, coordenação entre segmentos, serviços, programas e projetos, e benefícios e transferências de renda.

Dona Raimunda Rodrigues, usuária do CRAS Curuçambá há doze anos, fez questão de contribuir para a conferência. “Sempre fui calorosamente recebida no CRAS e participo de todas as atividades. Compartilhei minha opinião durante as pré-conferências e agora não perderia a chance de participar aqui. Tudo discutido nesta conferência foi de grande importância, em todos os eixos temáticos”, expressou ela.

No final do evento, um total de 35 propostas foram aprovadas, que serão apresentadas às autoridades municipais, regionais (Região Guajará, composta pelos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Barbara), estaduais e federais. Além disso, 16 delegados foram eleitos para a III Conferência da Região Guajará, com uma distribuição igual de oito delegados governamentais e oito da sociedade civil, incluindo entidades de assistência social, trabalhadores e usuários.

Com informações da Prefeitura de Ananindeua.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »