Nova espécie de orquídea é descoberta no Parque Estadual do Utinga
Pesquisadores do Projeto “Flora do Utinga” identificaram uma nova espécie de orquídea no Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém. A descoberta, realizada na quinta-feira, 18 de maio, pertence ao gênero Eulophia alta e foi encontrada em uma borda de vegetação secundária próximo ao espaço “Recanto da Volta”.
Com essa descoberta, a família das Orchidaceae agora conta com 33 espécies descritas no Parque, sendo a terceira mais rica em número de amostras. A nova espécie foi localizada pelo pesquisador e coordenador do Projeto “Flora do Utinga”, Leandro Valle Ferreira, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
O pesquisador destacou que as orquídeas são uma das maiores famílias de plantas, com cerca de 28 mil espécies no mundo, quase 2.500 espécies no Brasil e 411 espécies no Pará. Ele também informou que será providenciada uma proteção extra para a nova espécie, devido à facilidade de acesso ao local onde foi encontrada.
O Projeto “Flora do Utinga” é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Desde 2018, o projeto já catalogou 827 espécies de plantas e fungos, reforçando a importância biológica das Unidades de Conservação (UCs) na Região Metropolitana de Belém.
Com informações da Agência Pará.