Março Lilás bate recorde municipal com mais de mil preventivos realizados
As ações do Março Lilás, ocorridas em cinco dias em unidades de saúde de Benevides e seus
distritos, atenderam mais mulheres do que o esperado: foram mais de mil exames preventivos,
sendo 442 com resultados no mesmo dia. Além desse exame, as unidades de saúde ofereceram ao público feminino vacina contra HPV, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C.
Para a benevidense Euci Souza, toda a ideia da ação é excelente, principalmente em se tratando do horário disponível. “Muitas mulheres, como eu, trabalham e não podem fazer exames pela manhã, e esse horário da tarde até a noite ajuda, porque a gente precisa fazer esse exame [preventivo] regularmente”, afirmou, complementando sobre a questão da comodidade e da importância do Março Lilás. “A gente sabe que muitas mulheres não vão por falta de recurso ou por ser longe, ou por não ter tempo. Então, foi excelente disponibilizar esses exames e fazer a campanha com palestras. Dá para ver o cuidado da prefeitura com as mulheres”, enfatizou Euci.
A coordenadora do Centro de Saúde da Mulher e da Criança e idealizadora do projeto, Railane Lucena, contou que o resultado da ação foi surpreendente. “Não esperávamos tanta procura quanto tivemos. E, apesar do cansaço físico, a sensação de dever cumprido é gratificante e estou muito feliz”, contou.
Railane Lucena também explicou o quão benéfico é promover campanhas na área da saúde, com informações e serviços para a comunidade. “A importância de promover esses eventos é fazer o rastreio precoce das mulheres. Se a gente monitorar essas mulheres e descobrir precocemente alguma doença, as chances de cura são maiores, especialmente o câncer.”
O Março Lilás é uma campanha nacional de conscientização para a prevenção contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Durante todo o mês, instituições de saúde de todo o país promovem campanhas para conscientizar a população feminina sobre os riscos de desenvolvimento da doença, os sintomas mais comuns e as formas de prevenção.
Reprodução Prefeitura de Benevides.