Benevides celebra Dia do Cacau e se destaca como importante produtora no Pará

No dia do cacau, a comunidade de Santo Amaro, em Benevides, no Pará, celebra a produção de uma das melhores amêndoas do fruto na região. A comunidade tem sido responsável pela elevação na produção e se destaca como um dos importantes produtores de cacau no estado. A produção é impulsionada pelo Programa Benevides Produtiva, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SEMAGRI, que vem prestando total apoio e assistência técnica aos produtores rurais do município.

Graças a esse programa, a comunidade Santo Amaro entregou, em janeiro deste ano, 50kg de amêndoas de cacau para que o processo de produção industrializada seja iniciado, aumentando assim a quantidade do produto e resultando no Chocolate de Benevides. O projeto tem como objetivo valorizar a produção local e fomentar a economia do município, e é coordenado pela SEMAGRI, que vem trabalhando para o fortalecimento da produção de chocolate artesanal na comunidade e de outros produtos derivados do cacau.

A extrativista Eliana Reis, moradora da comunidade há 22 anos, representou os produtores e fez a entrega das amêndoas ao chef Sommelier e Chocolatier Fabio Sicília. “A entrega dessas amêndoas é um sonho sendo realizado, pois estávamos há muito tempo aguardando por esta oportunidade, de expandir nosso produto, de valorizar a nossa produção local. Esperamos que esta seja a primeira de muitas”, destacou a extrativista Eliana.

O projeto Chocolate de Benevides visa o fortalecimento dos produtores artesanais por meio de assistência técnica, qualificações sobre o manejo e beneficiamento primário do cacau, compostagem para o auxílio na adubação do plantio, bem como o aproveitamento dos resíduos da cultura, ministrados em parceria entre a Semagri e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC). Todo o acompanhamento técnico da SEMAGRI, realizado desde 2021, possibilitou o aumento da produção, que inicialmente era de aproximadamente 500kg anuais e hoje a estimativa é de 4 toneladas para o ano de 2023.

Além dos diversos produtos derivados do cacau, como licores, bolos e outras receitas deliciosas, a extrativista Eliana está preparando ovos artesanais de Páscoa e vem se dedicando a cada dia para se destacar e evoluir nesta área, fazendo com que o chocolate de Benevides seja reconhecido no município e fora dele.

A SEMAGRI também faz incentivos e oferta qualificações para outros tipos de produções, a partir do Programa Benevides Produtiva. Os setores da mandioca, flores, hortas, peixe e o mel também são impulsionados. São incentivos como esses que resultam no aumento das produções e na valorização do comércio local, uma forma de fortalecer a economia de Benevides. E um município que se desenvolve economicamente tem melhorias em vários outros aspectos, como na qualidade de vida, educação, saúde e infraestrutura.

O lançamento oficial do Chocolate de Benevides está previsto para ocorrer após todo o processo de produção com o chocolatier, e a expectativa é de que o sabor diferenciado do chocolate de Benevides seja conhecido em todo o estado. A produção de cacau tem sido um importante impulsionador da economia local e a comunidade de Santo Amaro é um exemplo de como os incentivos e apoio técnico podem fazer a diferença no desenvolvimento de uma região.

A valorização da produção local, aliada ao fortalecimento dos produtores artesanais, é uma forma de estimular a economia de Benevides e garantir o crescimento sustentável do município. O Programa Benevides Produtiva é uma iniciativa que vem trazendo resultados positivos para a região e que deve continuar sendo uma prioridade para a Prefeitura Municipal, de forma a estimular cada vez mais a produção e o desenvolvimento econômico da cidade.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »