Projeto PET Robótica chega a Benevides em parceria com o IFPA
O município de Benevides, localizado no estado do Pará, deu um importante passo na educação ao lançar o Projeto de Educação Tecnológica baseada em robótica (PET Robótica). O projeto tem como objetivo inserir os alunos do Ensino Fundamental II na rota dos paradigmas tecnológicos, através de oficinas e atividades que visam desenvolver habilidades como criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe.
O Projeto PET Robótica é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Benevides e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Benevides foi um dos municípios escolhidos para receber o projeto, que terá a duração de um ano, e será voltado para as quatro escolas de Ensino Fundamental II da cidade.
Durante o lançamento, a professora Rejane de Barros Araújo, coordenadora do projeto PET Robótica, enfatizou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos alunos. “Esse projeto vai muito de encontro ao que Benevides já vem fazendo com a implantação dos espaços maker, e eu acredito que nós temos muito pra crescer com esses dois projetos”, disse a professora.
Além do projeto PET Robótica, as Salas Maker são outra iniciativa da SEMED de Benevides para promover a educação tecnológica. Com as instalações das Salas Maker nas escolas José Leôncio, Santa Luzia e Rafael Fernandes Gomes, os professores receberam formação sobre a cultura maker, promovida pela Empresa AmadoMaker. A intenção é estimular os alunos a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com os seus projetos materializados, estimulando o protagonismo e fortalecendo o aprendizado.
O Secretário de Educação de Benevides, Josué Pompeu, destacou a importância da implantação do projeto PET Robótica e das Salas Maker no município. “Esse é mais um projeto que vai contribuir no melhor aprendizado dos nossos alunos. Belém e Benevides foram os municípios selecionados para receber esse projeto do PET Robótica que vai agregar ainda mais no projeto das Salas Maker para os nossos alunos, onde eles poderão colocar em prática tudo o que aprendem em sala de aula nesses laboratórios”, disse o secretário.
Com o Projeto PET Robótica e as Salas Maker, a cidade de Benevides busca oferecer aos seus alunos uma formação completa e atualizada, visando prepará-los para as demandas tecnológicas do mundo atual.