Benevides

Em Benevides Tertúlia Pedagógica 2023 marca o início do ano letivo da Rede Municipal

A “Tertúlia Pedagógica” possibilita um encontro, nos quais os participantes debatem, de forma compartilhada, temáticas da Educação.

Destaque
  • A “Tertúlia Pedagógica” possibilita um encontro, nos quais os participantes debatem, de forma compartilhada, temáticas da Educação.

A Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu nos dias 30 a 03/02, a “Tertúlia Pedagógica 2023”, intitulada: “Construindo a aprendizagem multidimensional na Rede Municipal de Benevides”, para os professores.

Em preparação para o início letivo, foi abordado vários temas internos da escola, que competem a vida dos alunos, desafios no ensino-aprendizagem, saúde mental e física dos professores e comunidade escolar.

O 1º dia de encontro, com o tema “Enfrentando, juntos, os desafios no fortalecimento de lideranças”, foi com os gestores e coordenadores das escolas municipais, ministrado pela Coordenadora do Núcleo Político Pedagógico (Nupp), Franci Sodré, que explanou sobre a importância de olhar os desafios sob novas perspectivas, contorna-los com empatia, planejamento, acompanhamento dos processos de ensino-aprendizagem, e um olhar atento às necessidades em várias dimensões.

No 2º dia o encontro foi com os professores da Educação Infantil, com o tema: A criança como protagonista do processo de aprendizagem. A conversa foi ministrada pelas coordenadoras da Educação Infantil, professoras Cássia de Lima e Karina Moreira, que explanaram sobre a necessidade de ajudar a criança a conquistar a independência, apresentando um mundo de possibilidades para que ela possa vivenciar, descobrir e construir, como uma das habilidades essenciais no processo de ensino-aprendizagem.

Segundo o professor Breno Barbosa, um dos participantes, a tertúlia é uma prática fundamental para iniciar o ano letivo com novas perspectivas. “Os diálogos com os nossos colegas são muito importantes para a construção do ensino aprendizagem. Penso que a partir dessa experiência, vamos conseguir trabalhar melhor em sala de aula, reconhecendo as particularidades de cada aluno”, disse o professor.

À tarde o encontro foi com os professores do 1º ao 4º ano e Educação de Jovens e Adultos, com o tema “Alfabetização na idade certa”, ministrado pelas professores Mara Simone e Rita de Cássia, sobre a importância de alfabetizar os alunos na idade certa para que eles consigam seguir a vida com mais segurança, sucesso e entusiasmo. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os alunos, entre 7 e 8 anos, deveriam dominar as habilidades de leitura e escrita.

No penúltimo dia, o encontro foi com os professores do 5º e 9º ano, com o tema “Qualidade da educação de Benevides: perspectivas e desafios”, ministrado pelos professores Kalilo Brasil e Rita de Cássia, que falaram sobre o cenário de desafios no ambiente escolar e de que modo esses desafios podem ser mitigados, impactando no bom desempenho escolar. O ano da prova do Saeb está recheado de estratégias que vão impulsionar o bom rendimento dos alunos.

Pela tarde, o encontro foi com os professores do Ensino do Fundamental II, com o tema “Neurociências e as novas tecnologias no ensino”, ministrado pelo professor Rafael Penha, sobre compreender o aluno e conhecer sua história, promover aulas criativas, estimular a participação, ajudar o aluno a fixar conhecimento como um passo importante no bom desempenho.

Para todos os públicos de professores, o tema sobre a saúde do corpo e da mente foi um dos temas mais importantes, ministrado pela psicóloga Luciele Soares, que alertou sobre os cuidados com a saúde, como um fator determinante para lidar com as exigências da vida pessoal e coletiva.

Fique por dentro das novidades

A coordenadora de programas e projetos, Kelly Calderaro, anunciou a novidade do nascimento do “Centro de Formação”, onde era a antiga Câmara Municipal, com o objetivo de gerir e promover programas e projetos para as secretarias municipais, apoiando crianças, jovens e adultos na formação continuada. É no Centro de Formação que a Primeira Infância vai despontar, com atenção exclusiva às crianças desde o primeiro dia de vida, em todos os aspectos sociais.

Sala Maker 

O espaço Maker tem ganhado destaque em instituições de ensino. O ambiente permite que o aluno ou qualquer pessoa possa criar, experimentar e compartilhar soluções. Para isso o espaço maker oferece ferramentas digitais e tecnológicas, ou mesmo recursos mais tradicionais.

As Salas Maker, geridas pelo Centro de Formação, serão instaladas nas escolas de Ensino Fundamental II da Rede Municipal, como por exemplo Santa Luzia, José Salomão Solon, José Leôncio e Rafael Fernandes Gomes.  Lá os estudantes vão ter a possibilidade experimentar e desenvolver a autoexpressão, o acertar e o errar, despertando nos alunos o espírito inventivo e atitude para colocar a mão na massa.

Essas são algumas das novidades. O ano letivo só está começando.

Segundo o Secretário de Educação, Josué Pompeu, a Tertúlia Pedagógica, além de ser um momento de partilha, também um momento de acolhimento para os professores. “Essa foi uma semana de acolhimento, é uma semana para que os nossos professores se sintam partes integrantes nesse processo e reafirmar o compromisso com a educação. Nós já somos referência no Pará e no Norte, e eu creio que esse ano vamos despontar ainda mais”, afirmou o secretário.

Para encerrar a Tertúlia Pedagógica, a Prefeita de Benevides, Luziane Solon, fez questão de fazer a entrega de mais um presente exclusivo de valorização aos professores, uma mochila personalizada com materiais personalizados para uso diário escolar.

“Hoje participei do encerramento da Tertúlia Pedagógica de 2023, foi uma semana de atividades que marcou o início do ano letivo. Um momento muito especial de recomeço. Queremos que os nossos alunos sejam bem recebidos, acolhidos e tenham cada vez mais um ensino de qualidade. Para isso estamos recebendo bem os nossos professores, para que se sintam valorizados e possam acompanhar todos os alunos no desenvolvimento e ensino-aprendizagem. Os nossos professores merecem o melhor, estamos trabalhando para que sejam cada vez mais qualificados e estejam felizes! Sendo assim nesse ano preparamos também para cada um, exclusivamente uma mochila com materiais personalizados para uso profissional”.

Prefeita de Benevides, Luziane Solon

Para o Assistente Técnico Educacional, Rodrigo Farias, receber mais esse presente é um sinal de valorização concreto para os educadores.

“A sensação de receber esse presente é imensa, a palavra seria gratidão, porque é incrível perceber que temos uma Prefeita que pensa na educação, nos educadores, em todos, desde o porteiro até a parte do apoio. É muito sentir que estamos sendo valorizados com gestos concretos de amor”,

Assistente Técnico Educacional, Rodrigo Farias

Prefeitura de Benevides

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »