Helder Barbalho detalha obras da COP30 e reforça legado para Belém e Amazônia

Governador do Pará destaca requalificação urbana e ações ambientais voltadas ao evento global.


📲 Siga nosso canal Amazônia Online no WhatsApp:

Acessar Canal

O governador do Pará, Helder Barbalho, apresentou nesta segunda-feira (26), em São Paulo, os avanços das obras de infraestrutura que estão sendo executadas em Belém com foco na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para novembro de 2025.

Durante o fórum “Veja na COP30”, que reuniu representantes da iniciativa privada, jornalistas e empresários, Barbalho afirmou que mais de 30 frentes de trabalho estão em andamento na capital paraense, com geração de cerca de 5 mil empregos e impacto direto para aproximadamente 900 mil moradores.

Entre os projetos destacados, está o Parque da Cidade — com 84% das obras concluídas —, que abrigará as zonas verde e azul da conferência. Também estão em construção o Porto Futuro II, o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, novos hotéis e a Vila COP30, estrutura que servirá de base para delegações e participantes do evento internacional.

O governador reforçou que as intervenções não se limitam ao centro da cidade, alcançando áreas periféricas com melhorias em mobilidade urbana, transporte público e macrodrenagem. Barbalho também mencionou o turismo ecológico como um novo vetor de desenvolvimento sustentável para Belém.

Durante entrevista no evento, ele ressaltou a iniciativa pioneira do Pará com a primeira concessão pública de reflorestamento do país e os avanços no Sistema Jurisdicional de REDD+ como estratégias de combate ao desmatamento e fortalecimento da bioeconomia.

A COP30 ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025 e demandará investimentos expressivos em infraestrutura, com revitalização de avenidas, ampliação da rede hoteleira e modernização do sistema de transporte urbano.

Fontes: Agência Pará


📲 Siga nosso canal Amazônia Online no WhatsApp:

Acessar Canal

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »