Fiocruz lança ferramenta para monitorar marketing de fórmulas infantis
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentou nesta quarta-feira (21), em Genebra, durante evento paralelo à 78ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma ferramenta inovadora para monitorar em tempo real o marketing digital de substitutos do leite materno. Desenvolvida pelo programa Inova Fiocruz, a plataforma é gratuita, de código aberto e permite rastrear ações promocionais em sites comerciais, redes sociais e anúncios pagos, incluindo os chamados “dark posts” .
Segundo o pesquisador Cristiano Boccolini, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz, a ferramenta se diferencia por oferecer total transparência e controle aos usuários. “É uma ferramenta que varre tanto os sites comerciais quanto as redes sociais, anúncios pagos, os dark posts, entre outras coisas”, explicou Boccolini .
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, presente ao evento, destacou a importância da iniciativa no contexto do Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno. Ele ressaltou que, apesar dos benefícios comprovados da amamentação, os índices de aleitamento exclusivo e continuado ainda estão aquém do ideal no Brasil. “Em 2019, apenas 46% dos bebês eram amamentados exclusivamente até os 6 meses e somente 35% aos 2 anos”, afirmou Padilha .
O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, reforçou o compromisso da instituição com a promoção do aleitamento materno. “Nossas parcerias internacionais, a Rede Global de Bancos de Leite Humano, todas as iniciativas nesse campo mostram que, para a Fundação, é fundamental valorizar o aleitamento e levar à frente esta bandeira, que salva vidas e previne doenças”, declarou Moreira .
A embaixadora do México, Francisca Méndez, também presente ao evento, enfatizou que ações em favor do aleitamento materno não significam estar contra a indústria, mas sim a favor das crianças, de sua saúde, direitos e futuro. “O México está empenhado em trabalhar com todos para garantir que cada criança, independentemente de onde nasça, tenha a oportunidade de ter um início de vida saudável”, afirmou Méndez .
A ferramenta da Fiocruz representa um avanço significativo na proteção do aleitamento materno, oferecendo uma alternativa acessível e transparente para monitorar práticas de marketing que possam comprometer a saúde infantil.
Fonte: Agência Brasil