Descontos indevidos no INSS geram mais de 1 milhão de reembolsos
Em apenas dois dias de funcionamento do novo sistema de contestação do INSS, mais de 1.051.000 beneficiários formalizaram pedidos de reembolso por descontos associativos não autorizados. A plataforma Meu INSS e a central telefônica 135 registraram um volume expressivo de denúncias, evidenciando a extensão do problema. Outros 17.963 segurados confirmaram que os descontos foram devidamente autorizados.
A operação “Sem Desconto”, conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), revelou que cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas foram afetados por descontos irregulares realizados por 41 entidades associativas. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024.
O escândalo resultou no afastamento do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e na demissão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Ambos negam envolvimento direto nas irregularidades.
As entidades envolvidas têm um prazo de 15 dias úteis para apresentar documentação que comprove a autorização dos descontos ou efetuar o ressarcimento dos valores aos beneficiários. Em caso de pagamento, os valores serão repassados ao Tesouro Nacional para posterior devolução aos segurados.
O INSS alerta os beneficiários para possíveis golpes e reforça que não realiza contatos por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens para tratar sobre os descontos. Todas as comunicações oficiais são feitas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
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