Brasil confirma primeiro foco de gripe aviária em criação comercial de aves


📲 Siga nosso canal Amazônia Online no WhatsApp:

Acessar Canal

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nesta quinta-feira (15) o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de produção comercial no Brasil. O caso foi detectado em um matrizeiro localizado no município de Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul.

Desde 2006, o vírus circula principalmente na Ásia, África e no norte da Europa, mas esta é a primeira vez que atinge o sistema de avicultura comercial brasileiro. O Mapa reforça que não há risco no consumo de carne de aves ou ovos devidamente inspecionados. A doença não é transmitida por alimentos, e o risco de contaminação humana é considerado baixo, geralmente limitado a profissionais em contato direto com aves doentes.

As ações previstas no Plano Nacional de Contingência foram imediatamente acionadas. Entre elas, estão medidas para conter e erradicar o foco, com o objetivo de preservar a produção avícola nacional, garantir o abastecimento de alimentos e assegurar a estabilidade do setor.

A comunicação oficial já foi feita a entidades da cadeia produtiva, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e aos principais parceiros comerciais do Brasil.

O Serviço Veterinário brasileiro, preparado desde os anos 2000 para enfrentar a gripe aviária, vem adotando estratégias preventivas como o monitoramento de aves silvestres, vigilância nas criações comerciais e de subsistência, capacitação de profissionais, educação sanitária e fiscalização nas fronteiras.

Graças a esse conjunto de medidas, o país conseguiu retardar por quase duas décadas a entrada do vírus na produção comercial de aves.

Fonte: Agência Gov


📲 Siga nosso canal Amazônia Online no WhatsApp:

Acessar Canal

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »