Sociedade brasileira define 100 propostas para crise climática na 5ª CNMA
A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), realizada em Brasília de 6 a 9 de maio de 2025, culminou na seleção de 100 propostas prioritárias para o enfrentamento da emergência climática no Brasil. O processo contou com a participação de 1.501 delegadas e delegados de todo o país, representando a diversidade da sociedade brasileira.
As propostas foram organizadas em cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental, com 20 propostas priorizadas em cada eixo. Essas proposições servirão de base para a atualização da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e a construção do novo Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima), que orientará as ações brasileiras de enfrentamento à crise climática até 2035.\
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a importância do evento: “Estamos diante de uma responsabilidade que transcende o tempo, pois diz respeito à vida das futuras gerações. E nós mesmos temos apenas o tempo da emergência”.
A 5ª CNMA foi resultado de um amplo processo participativo iniciado em 2024, que envolveu a realização de mais de 900 conferências em todo o Brasil, mobilizando diretamente 2.570 municípios. As etapas estaduais e distrital analisaram as sugestões apresentadas e priorizaram 539 propostas consideradas mais importantes, das quais foram selecionadas as 100 finais durante a etapa nacional.
A conferência também reforçou o compromisso do Brasil com a liderança na agenda climática global, especialmente em preparação para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém, no Pará, em novembro.
Fonte: Agência Gov