Educadores ambientais orientam uso correto dos LEVs em Belém
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), intensificou suas ações de educação ambiental com a instalação de Locais de Entrega Voluntária (LEVs) em pontos estratégicos da cidade. Esses contêineres, com capacidade para 600 kg, destinam-se ao descarte de materiais recicláveis como plásticos, metais, papéis e caixas longa vida.
Durante as primeiras semanas de funcionamento, educadores ambientais estarão presentes nos locais para orientar a população sobre o uso adequado dos LEVs. Rubens Furtado, agente de educação ambiental da Sezel há 24 anos, destaca a importância da iniciativa:
Vamos estar aqui todos os dias, inclusive sábado e domingo, para poder conscientizar a população, ou melhor, sensibilizar a população de como usar esse container, que não é qualquer tipo de lixo que tem que ser depositado, só recicláveis”.
A bancária Alcione Rodrigues, 36 anos, que trabalha próximo à Praça da República, comemorou a instalação de um LEV em frente ao seu local de trabalho. Ela relata que, desde a pandemia, adotou o hábito de separar resíduos recicláveis e agora pode descartá-los de forma mais prática e consciente.
O material coletado nos LEVs será encaminhado para cooperativas de reciclagem parceiras da prefeitura, gerando renda para os catadores e promovendo a sustentabilidade no município. Jonas de Jesus, presidente da cooperativa Central da Amazônia, ressalta: “É uma ferramenta importantíssima para que a população entenda a importância da coletiva com o trabalho das cooperativas de catadores”.
Com informações: Agência Belém