Conclave de 2025 reunirá 135 cardeais de 71 países para eleger novo Papa

Diversidade geográfica e religiosa marca o colégio cardinalício que escolherá o 267º pontífice da Igreja Católica​.

O Conclave de 2025, convocado após o falecimento do Papa Francisco em 21 de abril, reunirá 135 cardeais eleitores a partir de 7 de maio na Capela Sistina, no Vaticano, para eleger o 267º pontífice da Igreja Católica. Esses cardeais representam 71 países dos cinco continentes, evidenciando a crescente internacionalização da liderança eclesiástica.

Os números do Colégio cardinalício


📲 Siga nosso canal Amazônia Online no WhatsApp:

Acessar Canal

Composição do Colégio Cardinalício

Dos 135 cardeais eleitores, 108 foram nomeados pelo Papa Francisco, 22 por Bento XVI e 5 por João Paulo II. A distribuição geográfica inclui 53 europeus, 37 americanos (sendo 17 da América do Sul), 23 asiáticos, 18 africanos e 4 da Oceania. Pela primeira vez, 12 nações contam com cardeais eleitores nativos, como Haiti, Cabo Verde, Papua-Nova Guiné, Suécia, Luxemburgo e Sudão do Sul.

Diversidade Religiosa e Etária

O colégio é composto por membros de diversas ordens religiosas, incluindo salesianos, franciscanos, jesuítas e outros. O cardeal mais jovem é o australiano Mikola Bychok, de 45 anos, e o mais velho é o espanhol Carlos Osoro Sierra, de 79 anos.

A distribuição geográfica dos cardeais eleitores

Com a maioria dos eleitores nomeados por Francisco, espera-se que o novo Papa dê continuidade às reformas e à abordagem pastoral iniciadas por seu antecessor. No entanto, a diversidade cultural e as diferentes perspectivas dentro do colégio podem influenciar o resultado da eleição.

“Os 135 cardeais eleitores que na quarta-feira, 7 de maio, entrarão no Conclave para escolher o 267º Pontífice vêm de 71 países dos cinco continentes.”

Com informações de: Vatican News


📲 Siga nosso canal Amazônia Online no WhatsApp:

Acessar Canal

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »