PMB reforça serviços de poda e supressão de árvores em risco de queda
A Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente continua com a atividade de poda e supressão de árvores em situação de risco na cidade. Nesta segunda-feira,28, uma árvore da espécie Ficus, visivelmente inclinada e representando um risco iminente de queda na rua dos Tamoios, bairro do Jurunas, foi retirada pela equipe da Semma. A ação visa garantir a segurança de pedestres e veículos.
Plantio proibido por lei
A decisão pela supressão do Ficus se baseia na Lei Municipal nº 8.596, de 25 de junho de 2007, que proíbe o plantio dessa espécie em Belém. Conhecida por seu sistema radicular agressivo e porte que frequentemente causa problemas em calçadas, redes de drenagem e edificações. A inclinação acentuada da árvore na rua dos Tamoios apenas reforçou a urgência da medida.
Para a doméstica Maria das Graças, moradora na rua dos Tamoios há mais de 40 anos,“é um alívio ver que essa árvore está sendo retirada, eu já nem passava perto dela com medo que ela caísse a qualquer momento é bom ver que estão retirando”.
Desde o inicio do ano mais de 90 árvores que foram constatadas com risco de queda já foram suprimidas, o que tem evitado acidentes, principalmente nos dias de chuva acompanhada de ventos fortes. Outra frente de trabalho é a ação de poda realizada pela Semma, que também avança.
Um exemplo da importância desse trabalho foi a poda executada em uma samaúma de mais de 30 metros ao lado do Hangar Centro de Convenções, onde a operação exigiu uma equipe de 10 pessoas e grande quantidade de equipamentos.
A samauma é considerada árvore símbolo da Amazônia, porém precisa de manejo permanente, para evitar que galhos apodrecidos despenquem e venham a causar acidentes graves. Neste caso, a árvore apresentava um risco considerável, dada a altura e o peso dos galhos comprometidos.
A importância da poda preventiva
O engenheiro florestal Cosme da Silva, da Semma, acompanhou o trabalho e esclarece que “era necessário que essa poda fosse executada logo. A samaúma se renova soltando os galhos podres, assim como muitas árvores, e antes que isso aconteça é necessário fazer a poda, pois são galhos enormes e que podem causar acidentes”
Devido ao tamanho da samauma e a quantidade de galhos que precisam ser retirados, a poda será concluída nesta terça feira,29, até o final da tarde.
Já são mais de 350 árvores que receberam intervenção, seja poda de arredondamento de copa, de equilíbrio ou rebaixamento. Uma equipe de engenheiros florestais, biólogos e técnicos em meio ambiente continuam a fazer o levantamento da situação das árvores de Belém, para direcionar o trabalho de poda e supressão.
Siga o canal “Amazônia Online” no WhatsApp:
Acessar Canal
Fonte: Agência Belém