TCMPA lança Plano Anual de Capacitação 2025-2026 para fortalecer controle externo e gestão pública

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA) apresentou, nesta quinta-feira (24), seu Plano Anual de Capacitação (PAC) para o biênio 2025-2026, com foco no aprimoramento técnico e comportamental de membros, servidores e estagiários. A iniciativa visa fortalecer as competências essenciais ao controle externo e à gestão pública eficiente.

Elaborado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), por meio da Divisão de Governança aplicada à Gestão de Pessoas (DIGOV), o PAC está estruturado em dois eixos: o Plano de Desenvolvimento Geral (PDG) e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Ambos são fundamentados no mapeamento de competências da instituição e têm como objetivo alinhar o quadro de pessoal às necessidades estratégicas do TCMPA.

Dentre os programas destacados no PDG estão:

  • Programa de Desenvolvimento de Competências Comportamentais e Técnicas
  • Programa de Governança Pública Organizacional
  • Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Discriminação
  • Programa de Capacitação Continuada para Membros

O plano também enfatiza o desenvolvimento de lideranças e a gestão, com um programa permanente dedicado a essa área. Além disso, contempla a “Educação Continuada em Controle Externo”, incentivando práticas de auditoria, e iniciativas voltadas à “Participação Social e Educação para Cidadania”, como visitas técnicas orientadas para estudantes universitários e o programa “Educação Cidadã” para jovens estagiários.

O PDI foca no aprimoramento individual de competências técnicas e comportamentais dos servidores, com base nos resultados da Avaliação de Desempenho. As ações de desenvolvimento são definidas em conjunto com o servidor e sua chefia imediata, podendo incluir treinamentos, mentorias e participação em projetos estratégicos.

A execução do PAC ficará a cargo da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, do TCMPA. A Diretoria de Gestão de Pessoas destaca a importância da participação ativa de servidores e gestores para o sucesso do programa, reiterando o compromisso do TCMPA com a valorização profissional e o desenvolvimento institucional.

A efetividade do PAC será monitorada por meio de avaliações de reação, que medirão a satisfação dos participantes ao final de cada evento, e avaliações de impacto, que analisarão as mudanças de comportamento e desempenho no ambiente de trabalho.

Com informações do TCMPA.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »