Obras do Governo do Estado no canal da Cipriano Santos avançam em Belém
Mais de 70% dos serviços, que beneficiam mais de 80 mil famílias, já foram executados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas.
Moradora há 40 anos do entorno do canal Cipriano Santos, a assistente social, Eliete Silva, 63 anos, destaca o sentimento de bem-estar e a dignidade entre os moradores como os principais ganhos com o avanço das obras do Governo do Estado. “A gente percebe melhorias desde que começou a obra no Tucunduba. Antes, aqui alagava, era muito ruim. Agora, com a obra na Cipriano Santos, a gente sabe que vai ficar ainda mais digno, todos se sentem muito bem e está ficando lindo. Hoje em dia, a gente já pode pisar na rua sem alagamentos e convidar os parentes para fazer visitar, o que antes eu não fazia por vergonha. Estamos na expectativa para a entrega”, conta.
Com mais de 70% de obra executada, os serviços da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) no canal Cipriano Santos, em Belém, se concentram, atualmente, na pavimentação, drenagem, esgoto, construção de pontes e passarelas. Ao todo, serão concluídos 1.114 metros de canal, que beneficiarão mais de 80 mil famílias com urbanização, infraestrutura e saneamento.
“As obras do canal da Cipriano Santos estão com serviços adiantados, avançando dentro do cronograma da Seop. Hoje, temos mais de 130 trabalhadores atuando nessa obra de macrodrenagem que vai dar condições das pessoas viverem com mais dignidade, com o fim dos alagamentos, a chegada da pavimentação asfáltica e dos serviços públicos como as viaturas policiais, o caminhão de lixo e a ambulância. É mais um legado da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025, na capital paraense, que está próximo de ser entregue pelo Governo do Pará”, ressalta Ruy Cabral, titular da Seop.
Além da retificação do canal, serão construídas redes de abastecimento de água; de esgotamento sanitário; de drenagem pluvial; quatro pontes; sete passarelas; uma praça, que integrará uma quadra poliesportiva, dois play grounds, duas academias ao ar livre e uma pista de corrida; urbanização viária e aterramento de quintais ao entorno. O canal Cipriano Santos é um dos 12 canais secundários que compõem a Bacia do Tucunduba. Eles são localizados nos bairros do Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco.
MAIS INFRAESTRUTURA – Além do canal Cipriano Santos, entre os canais que estão em andamento na cidade, a Seop destaca: Bengui, Marambaia, Mártir, Murutucu, Doca, Tamandaré, Vileta, União, Leal Martins, Gentil, Caraparu, Sapucajuba e Lago Verde. Os canais do Tucunduba, Mundurucus e Timbó já foram entregues.
Fonte: Agência Pará