Governo do Pará assegura participação indígena na COP30 e reforça compromisso com povos originários

Iniciativa garante voz ativa dos povos indígenas nas decisões climáticas globais.

Por Vicente Crispino

Com foco na inclusão social e no reconhecimento do protagonismo dos povos originários, o Governo do Pará reforçou seu compromisso com as comunidades indígenas, garantindo sua participação efetiva na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada em Belém, em 2025. A ação foi anunciada durante um encontro entre lideranças indígenas e representantes do Estado, na aldeia Açaizal, localizada na Terra Indígena Alto Rio Guamá, nordeste do Pará.

Durante o diálogo, o secretário de Estado dos Povos Indígenas, Petrônio Ciro Chaves, afirmou: “Estamos aqui para ouvir os anciãos, lideranças e guerreiros, porque é com vocês que construiremos essa política pública, reafirmando o compromisso do governador Helder Barbalho com os povos indígenas”. A presença do Estado no território teve como objetivo promover uma escuta ativa para viabilizar ações estruturadas e contínuas, respeitando a autonomia cultural e as necessidades locais.

A participação dos povos indígenas nas discussões climáticas é essencial, pois essas populações estão entre as mais afetadas pelos impactos ambientais, que atingem diretamente seus modos de vida, culturas e formas tradicionais de subsistência. Conforme destacou o cacique Zeca Pindoba, “Hoje estamos sendo convidados a participar da COP30, o que nos traz esperança. Queremos falar sobre o que nos afeta e fazer parte das decisões”.

De acordo com o governo, a COP30 será um espaço para que a diversidade paraense seja representada de forma plena, com protagonismo das comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais. A ideia é que os povos originários participem não apenas como convidados, mas como atores estratégicos nas decisões globais sobre o futuro do planeta.

É muito importante que as populações indígenas sejam incluídas nas discussões sobre as mudanças climáticas e seus impactos, por serem diretamente afetadas em seu meio de vida e subsistência. O papel do governo do Estado é de fundamental importância ao incluir os povos indígenas nas discussões.

Com informações de: Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »