Força Nacional: Governo do Amapá e Ministério da Justiça formam 80 agentes especializados para servir em missões pelo país
Curso de Instrução de Nivelamento e Conhecimento durou 21 dias e contou com 34 policiais militares, 32 bombeiros militares e 16 policiais civis.
Para promover as políticas de integração das forças de segurança e dando continuidade ao fortalecimento e aprimoramento dos agentes públicos, o Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Justiça (MJ), formou nesta quarta-feira, 16, pela primeira vez no Amapá, 80 agentes das forças de segurança no curso de Instrução de Nivelamento e Conhecimento da Força Nacional (INC/Regular).
“São 80 profissionais da segurança pública do Amapá que irão contribuir com a Força Nacional. Teremos na Amazônia, no segundo semestre, a COP30, e esse evento vai demandar uma mobilização grande da Força Nacional. O Governo do Estado ao longo da gestão tem investido bastante em capacitação, criando unidades cada vez mais especializadas na utilização de tecnologia, inclusive com pessoas de outros estados vindo fazer cursos de formação aqui no Amapá. Isso mostra a competência e a capacidade dos nossos profissionais de segurança pública”, pontuou o vice-governador Antônio Teles Junior.
Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a capacitação contribui para as estratégias de enfrentamento às facções criminosas no Amapá, pois entrega para as instituições, homens e mulheres extremamente capacitados e multiplicadores de relevantes conhecimentos, além de colocar à disposição do país agentes especializados para atuação nas ações da Força Nacional.
“Essa é mais uma importante ação dentro da política de segurança pública do governador Clécio Luís, no combate às organizações criminosas. É uma ação extremamente importante na valorização e capacitação dos nossos servidores. Essa especialização foi possível a partir da união de esforços entre o Governo do Estado, Governo Federal, Ministério da Justiça e a Sejusp, que nos possibilitou trazer uma gama de instrutores altamente qualificados. Foram 21 dias intensos de capacitação, de aprendizados, de novas técnicas que habilitaram nossos servidores, tanto para compor a Força Nacional, mas principalmente, para prestar o melhor serviço aqui, para a nossa sociedade”, frisou José Neto, secretário de Segurança Pública.
O trabalho da Força Nacional consiste na preservação da ordem pública, na segurança de pessoas e de patrimônio, em emergências e calamidades públicas. A Força Nacional é composta por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia com atuação em todo o território nacional mediante autorização do Ministério da Justiça.
Representando o MJ, o tenente-coronel Fábio Veiga Cabral, chefe de gabinete da direção da Força Nacional em Brasília, no Distrito Federal, disse se sentir prestigiado enquanto gestor público por ter oportunizado ao Amapá uma qualificação tão relevante para a segurança nacional, principalmente por ter sido disponibilizada na Região Norte, na Amazônia brasileira.
“A vinda da Força Nacional para o Amapá faz parte de um projeto amplo e de um esforço conjunto, tanto do governador do Amapá, como do secretário de Segurança, José Neto, do próprio ministro da Justiça e do nosso secretário da Secretaria Nacional de Segurança Pública, doutor Sarrubbo, que tem um olhar atento e especial para essas regiões mais longínquas. Proporcionar essa imersão de conhecimento, em que os agentes aprenderam novas técnicas, táticas, doutrinas, procedimentos operacionais e atualização jurídica e normativa, é nossa obrigação. Eu me sinto verdadeiramente honrado. A partir de hoje, esses senhores e senhoras estão habilitados a servir na Força Nacional”, destacou Veiga Cabral.
Fonte: Agência Amapá