Belém implanta sistema de agendamento eletrônico do CadÚnico
Para agilizar os atendimentos e dar mais comodidade aos usuários, a Prefeitura de Belém implantou, nesta terça-feira (15), o sistema de agendamento eletrônico do Cadastro Único para Programas Sociais. A novidade permite agendar serviços de cadastro, atualização, requisição de folha resumo do Cadúnico e outros voltados às famílias em situação de vulnerabilidade pela internet.
Com o sistema, gerido pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa), a principal intenção é eliminar a ocorrência das longas filas que se formam na Central do CadÚnico, na avenida Augusto Montenegro, além de dar celeridade na assistência às famílias, de forma mais organizada.
O sistema, que pode ser acessado pelo celular ou outros dispositivos eletrônicos com acesso à internet, possibilita aos entrevistadores sociais identificar, com antecedência, o tipo de serviço que cada usuário busca no agendamento. Isso permite mais rapidez no atendimento.
“Ninguém mais vai precisar passar horas para ser atendido. A prefeitura vai disponibilizar esse serviço na Internet e a pessoa vai poder agendar direitinho e saber que horas vai ser atendida”, explicou o prefeito Igor Normando sobre o sistema que dá mais dignidade aos usuários e é uma forma de respeito à população, segundo o gestor municipal.
Demanda elevada
Cerca de 600 pessoas passam diariamente pela Central do CadÚnico em busca de atendimento de demandas de assistência social.
Agendamento eletrônico
Para agendar o atendimento, basta o acessar o site da Funapapa no endereço https://funpapa.belem.pa.gov.br/. O usuário deve clicar em Agendamento Eletrônico, preencher as informações e indicar o serviço, dia e hora para o atendimento.
O formulário de agendamento vai requerer dados pessoais como nome completo, data de nascimento, CPF e telefone para contato. Ao concluir o procedimento, o usuário recebe uma notificação com a confirmação do agendamento e informações sobre os documentos necessários para levar no dia do atendimento presencial.
O sistema de agendamento foi elaborado para ser didático e de fácil manuseio para todos os usuários. A implantação iniciou nesta terça-feira, pela Central do CadÚnico, onde há a maior demanda do município, mas será implementada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de acordo com a execução do cronograma montado pela Funpapa.
Banco de dados do CadÚnico
O Cadastro Único é o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais. É usado para concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, do Pé-de-Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Auxílio Gás e do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
O registro do CadÚnico também é adotado em seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais. A base de dados facilita o desenvolvimento de novos programas sociais e a seleção de beneficiários de maneira eficiente e segura.
Fonte: Agência Belém