Assembleia Legislativa recebe visita do embaixador da Itália para fortalecimento das relações bilaterais
A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) recebeu, na manhã desta terça-feira (15), a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. A recepção aconteceu na sala da Presidência, no prédio principal. A visita institucional teve como propósito central o fortalecimento das relações bilaterais, com ênfase na ampliação da cooperação nos âmbitos econômico, cultural e educacional, bem como na promoção de iniciativas em benefício da comunidade italiana residente no Amapá.
O diplomata foi recebido pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) da Assembleia Legislativa, deputado Delegado Inácio (PDT), e pelos deputados Jesus Pontes (PDT), Jory Oeiras (PP) e Fabricio Furlan (Rede). “É uma honra receber o embaixador Alessandro Cortese. Ele compreende o valor de uma Casa Legislativa, por sua trajetória no Parlamento Italiano. Essa visita nos permite abrir portas para futuras parcerias, que certamente trarão benefícios para o nosso estado”, afirmou o deputado Inácio, acrescentando que o Brasil possui a segunda maior comunidade de italianos no mundo. Atualmente, são 32 milhões de descendentes de italianos.
O deputado também destacou o interesse de empresas italianas no trabalho de prospecção de petróleo na costa do Amapá. Entre os temas abordados, estiveram estudos sobre a biodiversidade da Amazônia, além de um projeto de manejo de madeira certificada, que poderá ser utilizada como matéria-prima por designers italianos na fabricação de móveis.
Alessandro Cortese ressaltou o interesse do país europeu em estreitar os laços econômicos, sociais e culturais com o estado. “A intenção é nos aproximarmos cada vez mais das comunidades ítalo-brasileiras nas diferentes regiões do Brasil”, frisou.
Ex-conselheiro diplomático do Parlamento Italiano, o embaixador considera fundamental a aproximação com a Alap. “Quando visito um estado do Brasil, faço questão de visitar a Assembleia Legislativa, porque ela é a Casa do Povo. Trabalhei no Congresso Italiano, conheço muito bem o ambiente legislativo e sei de sua importância”, declarou, enfatizando o valor de poder compartilhar o trabalho da embaixada e ouvir os parlamentares amapaenses.
Durante a visita, ele esteve acompanhado pelo secretário da Embaixada, Andrea Desogus, e por Fabrício Penafort, secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Governo do Amapá.
O deputado Jesus Pontes destacou o potencial da pecuária bubalina amapaense, que hoje é a segunda maior do Brasil, com 400 mil cabeças de búfalos, ficando atrás apenas da Ilha de Marajó, no Pará. O parlamentar sugeriu que o tema seja discutido em um encontro a ser realizado na Embaixada da Itália, em Brasília.
Ao final do encontro, o embaixador Alessandro Cortese presenteou os deputados com o livro L’Ambasciata d’Italia a Brasília, escrito em três idiomas — italiano, português e inglês —, que narra a trajetória da Embaixada Italiana, instalada no Rio de Janeiro em 1919 e transferida para a capital federal em 1972. “Agradeço a visita e acredito que essa troca de experiências é muito positiva para que possamos aprofundar os laços de amizade e comércio entre a Itália e o Amapá”, finalizou o deputado Jesus Pontes.
Fonte: ALEAP