“Geladão” e catraca livre fazem sucesso em Belém
Uma nova era para a mobilidade urbana na capital da Amazônia.
Belém viveu um domingo histórico com a circulação dos novos ônibus, o “Geladão”, e pela implementação do primeiro domingo de “catraca livre” no transporte público municipal. A iniciativa inédita de ter ônibus de graça aos domingos e feriados, implementada pelo prefeito de Belém, Igor Normando, facilita o acesso da população aos serviços essenciais como lazer e cultura, além de simbolizarem um marco para a mobilidade urbana na capital da Amazônia.
O Prefeito de Belém, Igor Normando, acompanhou o primeiro dia com satisfação. Em uma parada da avenida Presidente Vargas, no bairro da Campina, entrou no primeiro “Geladão” que passou para conversar com os passageiros. A aprovação foi unânime e não era para menos. Os novos ônibus que circulam em Belém são modernos, menos poluentes e o melhor: atendem a uma demanda antiga da população, já que têm ar-condicionado, wifi e recursos de acessibilidade.
Nós vamos intensificar os serviços e garantir que os carros novos estejam nas ruas. Esse é o novo momento para a mobilidade urbana de Belém e vamos fazer valer com uma fiscalização intensa, auxiliada também com sistemas de GPS. Isso quer dizer mais controle sobre os novos veículos e impedindo qualquer forma de burlarem o sistema. — prefeito Igor Normando.
Os novos veículos climatizados atravessaram a cidade. Quem fez uso não economizou nos elogios. “Com o calor que faz em Belém essa é uma ótima opção. Fiquei sem acreditar no começo, mas confesso que agora eu tô muito feliz. A viagem agora fica muito confortável, principalmente hoje por ser de graça”, arremata Lucas Andrade.
Gratuidade aos domingos
Desde as primeiras horas da manhã, todos os ônibus de Belém circularam com as catracas liberadas, permitindo que os passageiros embarcassem sem a necessidade de pagar a passagem. A medida foi recebida com entusiasmo pela população, que celebrou a oportunidade de se deslocar pela cidade.
Flaviano Miranda, por exemplo, aproveitou o dia livre para passear com a família. Ele não escondeu a felicidade de desfrutar de um dia de lazer com conforto, segurança e, principalmente, de forma gratuita. “Essa é uma ótima iniciativa da prefeitura. Já pagamos a passagem em dia de trabalho, então ter o dia de lazer sem se preocupar com isso dá até ânimo pra sair de casa”, comemora.
Outro passageiro satisfeito é o autônomo Henrique Pereira, que não perdeu tempo para aproveitar o dia da gratuidade e partir rumo ao distrito de Mosqueiro. A linha urbana “Mosqueiro/São Brás” também é uma das contempladas com a catraca livre aos domingos e feriados. “Ir à Mosqueiro com a família pesava um pouco, então esse é um dinheiro que volta pra nós, principalmente pra quem é assalariado e quer fazer um lazer mais confortável. Eu gostei muito dessa iniciativa”, parabenizou.
VEJA IMAGENS! Primeiro dia: ônibus gratuitos aos domingos e feriados
Fiscalização
A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) fiscalizou e garantiu o cumprimento do benefício e da circulação dos novos ônibus, assegurando a catraca livre e a circulação dos novos ônibus desde o início da manhã. Além dos locais de grande aglomeração de pessoas, como finais de linha, pontos de ônibus nos centros e nas áreas periféricas da cidade foram fiscalizados.
“A nossa fiscalização está na rua e o que foi determinado pela Prefeitura de Belém está sendo cumprido, tanto a catraca livre como os ônibus novos circulam para a população sem problema algum”, frisou Isaias Reis, diretor de transporte da Segbel.
Fonte: Agência Belém