Abertura do “CAPACiTação” reúne mais de 500 pessoas em Castanhal
Na manhã desta terça-feira (08), o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) deu início ao projeto “CAPACiTação 2025 – Polo Castanhal”, reunindo mais de 500 pessoas no auditório da Catedral Santa Maria Mãe de Deus. Esta é a terceira edição do projeto promovido pela Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, que busca qualificar gestores e servidores municipais por meio de cursos e palestras focados em temas relevantes para administração pública.
O presidente do TCMPA, conselheiro Lúcio Vale, iniciou o evento destacando o grande interesse dos gestores em buscar melhorias na gestão pública. “Gostaria de agradecer a presença dos conselheiros, das instituições e das gestões dos municípios. Mais um evento lotado, demonstrando o interesse dos jurisdicionados em buscar orientação para melhorar as gestões. O TCMPA segue em sua missão de se aproximar, orientar e trazer novidades no âmbito do controle externo, para que este período seja muito proveitoso”, declarou.
A abertura oficial contou com a presença de autoridades locais e estaduais, incluindo a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, que palestrou sobre a COP 30, evento internacional que será sediado no Estado do Pará, em novembro próximo. Em sua fala, a vice-governadora destacou a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo e as instituições:
“Quero parabenizar o TCMPA por promover este evento de capacitação. É muito importante fortalecermos as gestões municipais. Temos mais de 20 municípios participando desta etapa aqui na região e é essencial que possamos ter esse trabalho conjunto entre o poder executivo, os órgãos fiscalizadores e os municípios. E poder estar aqui como palestrante convidada para falar um pouco sobre este momento que estamos vivendo no Estado do Pará, explicando o que é a COP 30 e como cada um será beneficiado pelo evento. A COP é de todo o Estado do Pará”, afirmou Hana Ghassan.
A mesa de abertura foi composta por conselheiros do TCMPA e representantes outras instituições parceiras. Estiveram presentes: o presidente Lúcio Vale; o diretor-geral da Escola de Contas, conselheiro Antonio José Guimarães; o vice-presidente Daniel Lavareda; a ouvidora Mara Lúcia Barbalho; o conselheiro José Carlos Araújo; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), conselheiro Luiz Cunha; o prefeito de Castanhal, Hélio Leite; o presidente da Câmara Municipal de Castanhal, vereador Nivan Noronha; e a procuradora do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA), Erika Paraense.
O prefeito de Castanhal, Hélio Leite, ressaltou a importância do evento para o aprimoramento da gestão pública municipal e agradeceu ao TCMPA pela realização do CAPACITação: “ O Tribunal tem feito um trabalho excepcional pelas prefeituras, zelando pela boa gestão de cada prefeito e de cada presidente da câmara. Hoje, vem aqui trazer orientações para que possamos aprimorar nossa administração. Castanhal está feliz por poder sediar este grande evento”, afirmou.
Nesta edição, 20 municípios estão participando do evento que vai até sexta-feira (11). Ao longo desse período, os participantes terão acesso a 25 cursos e palestras ministradas por membros e equipes técnicas do TCMPA, gestores públicos municipais e representantes de instituições parceiras. As atividades serão realizadas na Universidade Estácio de Sá e abordam temas diversos, com o objetivo de melhorar a gestão pública nos municípios paraenses.
O evento conta com a colaboração de instituições como o Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará, Tribunal de Contas do Estado do Pará, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Governo do Pará, Sebrae, Controladoria-Geral da União e Equatorial Energia.
Fonte: TCMPA