Retomada das obras do Viver Pratinha beneficiará mais de 3 mil pessoas em Belém
Empreendimento habitacional da Prefeitura de Belém contará com 768 unidades e investimentos superiores a R$ 43 milhões.
A Prefeitura de Belém, em parceria com a Caixa Econômica Federal, anunciou a retomada das obras do Residencial Viver Pratinha, localizado no bairro da Pratinha. O projeto prevê a construção de 768 unidades habitacionais, que irão beneficiar mais de 3 mil pessoas da capital paraense.
Nesta etapa inicial, as equipes de engenharia realizaram avaliações do terreno e das estruturas já existentes para viabilizar a continuidade das construções. Cada apartamento contará com dois quartos, sala, copa-cozinha e banheiro social, além de espaços arborizados, estacionamento e áreas comuns de convivência.
Durante visita técnica realizada no último sábado, o ministro das Cidades, Jader Filho, confirmou a liberação de mais de R$ 43 milhões por meio do programa Minha Casa, Minha Vida para a conclusão das obras. As construções estavam paralisadas desde 2021, após ocupações irregulares, e foram retomadas após decisão judicial que devolveu a posse dos imóveis à Caixa Econômica Federal.
O secretário municipal de Habitação, Hamilton Pinheiro Jr., destacou que a retomada representa uma resposta às famílias que aguardam por moradia digna. “Nosso objetivo é, com a entrega das 768 unidades habitacionais, beneficiar mais de 3 mil pessoas que esperam há anos por essas moradias. Com isso, queremos reduzir o déficit habitacional de Belém e contribuir para o desenvolvimento de toda essa área, já que o projeto contempla também tratamento de água e esgoto”, afirmou.
Além do Viver Pratinha, outras ações da política habitacional estão em andamento. Segundo o secretário-executivo da Sehab, Lucas Lazera, obras como o Residencial Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, e o Viver Mosqueiro já alcançaram 85% de execução. “Entregamos o Viver Outeiro, com 1.008 unidades beneficiando mais de 5 mil pessoas, e também formalizamos contratos no Residencial Quinta dos Paricás, em Icoaraci”, destacou.
A previsão é de que as unidades do Viver Pratinha sejam entregues no primeiro semestre de 2026, com um prazo de execução de 15 meses.
Com informações de: Agência Belém