Governo do Amapá celebra 23 anos de exposição a céu aberto do Museu Sacaca com programação cultural

Em comemoração aos 23 anos da exposição a céu aberto do Museu Sacaca, o Governo do Amapá promove neste sábado, 12, uma programação completa para celebrar um dos pontos turísticos com maior fluxo de visitação em Macapá e de maior representação da cultura amazônida amapaense. Serão realizadas atividades lúdicas, culturais, esportivas e exposições para todas as idades ao longo do dia.

Com o tema “Guardião da Amazônia Amapaense: Cultura e Natureza em Harmonia”, a celebração do aniversário conta com a 1ª edição do Passeio Ciclístico do Museu Sacaca, com saída do Trapiche Santa Inês, passando por lugares como a emblemática Fortaleza de São José. A programação também inclui passeio no barco Regatão, feiras de artesanato, oficinas de biojoias e plantas medicinais, além da exposição fotográfica “Encanto das Aves: ritmos e cores da Amazônia”.

Programação também inclui passeio no barco Regatão, feiras de artesanato, oficinas de biojoias e plantas medicinais

O evento é coordenado pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e esse ano conta também com a participação dos municípios de Tartarugalzinho e Laranjal do Jari. A coordenadora do Museu Sacaca, Adriana Rodrigues, explica o que o público pode esperar para esse aniversário.

“Estamos preparando para os nossos visitantes não só a experiência completa do que é a exposição a céu aberto, mas, também, desde o início do dia teremos atividades para todos os gostos e idades, com passeio ciclístico e atividades laborais, além de atrações culturais, exposições, feiras de artesanatos regional e indígena. Uma parceria com o Governo do Estado e os municípios de Laranjal do Jari, Tartarugalzinho, Sebrae, todos mobilizados para promovermos um dia voltado para celebrar a cultura amapaense”, explica Adriana.

História

A exposição foi aberta ao público em 5 de abril de 2002, exibindo aos turistas e visitantes artefatos e elementos que retratam o estilo de vida na Amazônia Amapaense, juntamente com os estudos conduzidos pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), que administra o museu.

O nome “Sacaca” é uma homenagem a Raimundo dos Santos Souza, também conhecido como “Mestre Sacaca”, um conhecedor das propriedades medicinais de plantas da região e que ajudou muitas pessoas através do seu conhecimento.

“O museu é um retrato da vida ribeirinha e uma amostra da cultura amazônica, com representações de grandes figuras dessa cultura e hoje temos a satisfação de completar mais um ano, apresentando a população amapaense um ambiente revitalizado, seguro e de muitas memórias afetivas”, destaca o diretor-presidente do Iepa, André Abdon.

Museu Sacaca fica localizado no bairro do Trem, na Zona Sul de Macapá

Confira a programação

    • 7h às 9h – Passeio Ciclístico: Trilha dos Guardiões;
      Saída: Trapiche Santa Inês
      Chegada: Em frente ao Museu Sacaca
    • Atividade Laboral: Zumba Alegria – Tartarugalzinho;
    • Homenagem à Madalena, esposa do Mestre Sacaca e cerimônia de abertura;
    • Corte do bolo;
    • ⁠Atração Musical;
    • 9h às 17h – Espaço Cultural
    • Casa do Extrativista: Demonstração da colheita da castanha e produtos derivados da Castanha do Brasil – Laranjal do Jari;
    • Casa da Parteira: Experiências e Vivências com parteiras tradicionais de Tartarugalzinho;
    • Pintura Corporal e Artesanato Indígena;
    • Feira de Sustentabilidade e Artesanato Regional;
    • Feira do Campo (Sebrae);
    • ⁠Exposição das Pesquisas Científicas do Iepa;
    • ⁠Exposição Fotográfica “Encanto das Aves: ritmo e cores da Amazônia”.

16h – Atividade Interativa

    • Espetáculo Teatral: com o tema “Guardiões da Amazônia Amapaense”.

17h30 – Happy Hour com música regional ao vivo;

Oficinas

    • 9h30 às 12h – Da planta ao chá: As plantas medicinais na sua saúde;
    • 14h às 17h – Oficina de Biojoias.

Fonte: Agência Amapá

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »